Com objetivo de conscientizar e educar motociclistas, visando a redução do número de acidentes e infrações envolvendo motos, será lançado, nesta sexta-feira (23), o Projeto “Pilote Seguro”. O lançamento do projeto, que surge como uma iniciativa urgente diante dos alarmantes índices de acidentes envolvendo motociclistas no Estado, acontece nesta sexta-feira (23), às 9h, no auditório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).
O estado do Rio Grande do Norte conta com um elevado número de atendimentos prestados a vítimas de acidentes de moto. Segundo dados analisados entre janeiro e outubro de 2023, o maior hospital público do RN, o Walfredo Gurgel, apresentou uma alta de 12,72% do número de atendimento a vítimas de acidentes de moto em relação a 2022. Os números mostram que a média de acidentes com moto no Estado chegam a 700 por mês.
Pensando em estratégias para reduzir estes números e também contribuir com a melhoria do trânsito, surgiu o Projeto “Pilote Seguro”, que está sendo executado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal General Girão e com base na Lei Estadual nº 10.943/2021, de autoria do Deputado Estadual Coronel Azevedo.
Com um aspecto inovador o curso aborda temas essenciais de segurança no trânsito e direção defensiva, permitindo acesso a qualquer hora do dia, sem custos e sem a necessidade de deslocamento a um estabelecimento físico. O aplicativo está disponível de forma gratuita nas lojas de aplicativos da Play Store e Apple Store e ao término do curso o participante irá receber um certificado digital da UFERSA.
Nessa sua primeira edição, o Pilote Seguro irá contemplar ainda 17 municípios do Rio Grande do Norte com 1.000 capacetes personalizados de fábrica, além da participação em duas oficinas especialmente elaboradas para auxiliar a promover uma condução segura ao pilotar a motocicleta.