Os cursos de Fisioterapia e Psicologia da Universidade Potiguar (UnP), em Natal, estão com vagas abertas para o Grupo de Tabagismo. Iniciativa é voltada para fumantes, pessoas em tratamento ou que pararam de fumar recentemente, independente de idade e gênero. Os encontros acontecem das 8h30 às 12h, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras.
Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato com o Centro Integrado de Saúde (CIS) da instituição, por meio do WhatsApp (84) 3215-1267, ou comparecer pessoalmente à unidade de saúde localizada na Rua General Francisco Monteiro, 371, em Lagoa Nova, zona sul da capital (entrada lateral da UnP Salgado Filho).
“Nosso objetivo é trazer um olhar ampliado para os cuidados voltados para o consumo do tabaco, criar um ambiente de acolhimento, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas, partindo de estratégias de saúde mental e física”, explica o preceptor e Fisioterapeuta, Eduardo Campos.
Dados alarmantes
Segundo informações do Ministério da Saúde (MS), no Brasil, o hábito de fumar está associado a 30% das mortes por câncer (sendo mais de 90% deles de pulmão), 25% dos casos de infarto agudo do miocárdio e quase metade dos derrames cerebrais. Doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar também figuram na lista das consequências do consumo de cigarros.