Cerca de 100 alunos do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, participaram das ações do Projeto Correios nas Escolas. Ontem (14), eles visitaram o Centro de Distribuição dos Correios localizado na Avenida Hermes da Fonseca para conhecer a rotina de trabalho do carteiro e o caminho que uma carta percorre até chegar ao destinatário. Depois, seguiram até a agência para realizar a postagem da primeira cartinha.
Em visita à escola, o gerente de filatelia dos Correios, José Alexandre Júnior, apresentou aos estudantes peças do museu itinerante dos Correios, como o aparelho de Código Morse, o telefone ponto a ponto e o telex, utilizados nas comunicações telegráficas. “O Código Morse representa o princípio do sistema telegráfico, que evoluiu e chegou à era da internet. No Brasil, temos como Patrono das Comunicações o marechal Rondon, cujas expedições, realizadas a partir do final do século XIX, contribuíram para a integração nacional, conectando o país por meio das linhas telegráficas”, explicou.
Além de aprender sobre a história das comunicações no Brasil e no mundo, os alunos tiveram contato com carimbos e coleções temáticas de selos. De acordo com a orientadora educacional Lyliane Medeiros, as visitas tiveram um impacto positivo para os estudantes. “Nossos educandos vivenciaram na prática o resgate do gênero textual carta, ampliaram seus conhecimentos e foram muito bem acolhidos por toda a equipe dos Correios”, afirmou.
O projeto Correios nas Escolas atua em instituições de ensino da rede pública e privada, com o intuito de apresentar às crianças um pouco do universo postal, agregando conhecimento, cultura e informação sobre esse serviço que faz parte da história do país. Para participar, a escola deve entrar em contato com os Correios por meio do e-mail [email protected] e agendar uma visita.