O estudante Gustavo Kevyn Lopes da Nóbrega costuma assistir às aulas da programação do Projeto SESI-RN “Ninguém Solta a Mão de Ninguém”. Aluno do 2º ano do ensino médio da Escola do SESI de Mossoró, ele se sente tão motivado pelo programa que também ajuda a divulgar nas redes sociais. É o que faz também a estudante Lilian Lemos de Souza, 16 anos, que cursa o 1º ano do ensino médio. Com aulas didáticas gratuitas e livres no youtube, nas quintas-feiras, às 19h, o programa, ao abordar temas voltados ao Enem, tem mais de 3.300 acessos.
Essas videoaulas do SESI Escola destinadas a alunos que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio asseguram um canal aberto e gratuito de ensino. Para justificar o nome do projeto a gerente de educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, explica que mesmo em período de pandemia e regras de isolamento social “todos continuam de mãos dadas”. “No SESI ninguém solta a mão de ninguém porque mesmo a distância nós estamos juntos passando conhecimento para nossos alunos, e para muitos alunos de escolas públicas que estão sem aula e precisam se preparar para o Enem, fortalecendo nossos laços com nossos alunos, mas também dando a oportunidade para quem não tem condições”, disse.
Os alunos do SESI também aproveitam a oportunidade de adquirirem conhecimento com as aulas extras e com o exemplo de solidariedade. Gustavo Kevyn afirma que essa é uma das motivações para o seu engajamento. Ele diz que considera importante que se tenha aulas abertas. Para o aluno, isso amplia a possibilidade de preparação para o Exame, ao mesmo tempo é uma forma de se solidário com jovens têm mais dificuldades com o acesso ao conteúdo cobrado neste tipo de avaliação. Ele também elogia a participação dos professores no projeto e diz ter planos de entrar em uma faculdade de medicina.
Lilian que gosta particularmente das aulas com temas relacionados com História, também afirma que o conteúdo de Língua Portuguesa e das demais disciplinas tem sido proveitoso e amplia o conhecimento que é útil para sua formação.
Neste primeiro semestre do ano, não só este projeto, mas também os números das vídeoaulas regulares do SESI-RN, que substituem as presenciais neste período de pandemia por determinação do decreto governamental, também são expressivos e mostram a adaptação dos professores e alunos da instituição às tecnologias que passaram a ser mais amplamente utilizadas.
Foram 58.008 atendimentos digitais, 5.911 videoaulas para ensino médio, 1.774 para ensino fundamental, além de 1.015 kits de material didáticos entregues. Nas unidades da indústria do conhecimento, foram 424.916 acessos onlines, no primeiro semestre, e disponibilizados 877 e-books aos usuários que passaram a utilizar dispositivos eletrônicos para as consultas e leitoras.