Intitulado “Aplicação do ODS 5 em projetos demandados por empresas de energia para qualificação de mulheres no Rio Grande do Norte”, o projeto mostra que a adoção de estratégias baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – em especial o ODS 5, que busca igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas – tem contribuído para o alcance da equidade no acesso à educação profissional e ao emprego em setores em que o estado é líder no país, como o de energia eólica.
PREMIAÇÃO
O III Edital de Boas Práticas das Escolas SENAI, que vai premiar o Centro, foi lançado pelo Departamento Nacional do SENAI para valorizar práticas que contribuíram para a melhoria de resultados da instituição em 2021 e 2022, com foco no desenvolvimento de três pilares: inovação, digitalização e sustentabilidade.
A contribuição para melhoria de indicadores da instituição, o grau de inovação envolvido e a contribuição para o aumento da produção aluno-hora, receita e/ou número de matrículas estão entre os critérios avaliados.
PROJETO
O projeto do CTGAS-ER anunciado entre os 23 aprovados no país teve início em maio de 2021 e incluiu, inicialmente, um estudo da “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas (ONU) – um conjunto de 17 Objetivos a serem atingidos até o ano 2030 por diversos países, incluindo o Brasil, que busca, de forma geral, acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.
A identificação dos ODS compatíveis com a atuação da unidade, a incorporação desses Objetivos na rotina e a disseminação de informações relacionadas a eles em peças de comunicação e em lives para o público interno, ou abertas à população, com participação de especialistas e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – agência líder da ONU para o desenvolvimento e apoiadora de interessados/as na implementação dos ODS – foram outras frentes de atuação descritas no projeto.
A apresentação de propostas comerciais ao mercado com a possibilidade de turmas exclusivas para o público feminino e o alinhamento com a equipe de educação para conscientização sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável também foram incorporados à estratégia.
“Essa é uma premiação que consolida que estamos no caminho certo e que demos um passo importante quando pensamos em gênero, na inserção das mulheres”, analisa Amora Vieira, assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN que lidera estratégias na instituição para promover diversidade em cursos como os de energias renováveis.
Ampliar a comunicação sobre o tema, além de potencializar a ideia de que é preciso não só formar, mas preparar mulheres e meninas para efetivamente ocuparem mais espaços no mercado, estão entre os desafios que ela diz enxergar “para que mulheres e meninas percebam oportunidades, para que preparem bem o currículo, para que identifiquem situações de risco, como ofertas não reais de trabalho, e disputem as vagas que surgirem e possibilidades de ascensão na carreira em pé de igualdade com os homens”.
Sobre o Senai
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).