O prefeito Álvaro Dias recebeu uma comissão formada por empresários, comerciantes e moradores do entorno do Largo do Atheneu. O encontro aconteceu nessa terça-feira (29), no Palácio Felipe Camarão e a gestão municipal ouviu sugestões para melhorias no projeto de requalificação da área, que terá início nesta quarta-feira (30), com a instalação do canteiro de obras.
A reunião contou com a presença de vários secretários, entre eles Joham Xavier (Secretaria de Governo), Joanna Guerra (Planejamento), Ohana Fernandes (Turismo), Carlson Gomes (Infraestrutura) e Daliana Bandeira (Mobilidade). A pasta da STTU está responsável por acompanhar a obra que tem um investimento de R$ 7,8 milhões.
“Convidamos a todos para apresentar a obra e ouvir sugestões. Democraticamente queremos ouvir os principais interessados na obra, como fizemos em Ponta Negra, na avenida Praia de Ponta Negra, na rua João Pessoa e em vários locais. Nosso projeto de governo é entregar para todos uma Natal feita para as pessoas”, explicou o prefeito Álvaro Dias.
O projeto consiste numa ampla obra de drenagem que vai resolver, em definitivo, os problemas de alagamento na área. Somente nessa parte dos trabalhos serão investidos cerca de R$ 6 milhões. Ao lado do muro da escola Atheneu (Rua Seridó) será construído, de forma subterrânea, uma “cisterna” para coleta de águas da chuva da área, com um sistema de bombas para evitar alagamentos em dias de chuvas acima da média.
Além disso, o piso das vias será substituído por blocos intertravados instalados no mesmo nível das calçadas, com cores diferentes para sinalização, paisagismo e iluminação reforçada. O empresário Lívio Araújo que possui empreendimento no local se mostrou preocupado com o tempo de realização dos serviços.
De acordo com informações da STTU, a obra tem tempo máximo de 13 meses. “Já conversamos com a empresa para dar celeridade à obra. Quanto menos tempo causar o transtorno melhor para todos”, explicou o prefeito.
A secretária da STTU, Daliana Bandeira informou que, apesar da extensão da obra (9 mil/m2), e da necessidade do serviço de drenagem, a ideia da Prefeitura é realizar os trabalhos sem que haja interrupção total do trânsito durante os trabalhos. “A primeira etapa já está feita, que é aquela da frente do colégio Atheneu. Nesta segunda fase vamos resolver a drenagem, executar os trabalhos de paisagismo, calçamento e pedras intertravadas, retirada do canteiro central na lateral da escola e iluminação”, relatou Bandeira.
A Prefeitura de Natal vai trabalhar em conjunto com os empresários para eventuais necessidades de alterações, bem como para dirimir dúvidas durante a execução do projeto.