O Diário Oficial do Rio Grande do Norte trouxe, na edição desta quarta-feira, 6, a publicação do projeto de reestruturação dos Policiais Civis. A matéria, que estava em tramitação na Assembleia Legislativa desde o ano passado, tinha sido aprovada pelos deputados estaduais na quarta-feira passada, 29 de abril. O SINPOL-RN ressalta a importância desse projeto para a categoria, principalmente, neste momento de crise, em que os Policiais Civis estão na linha de frente mesmo diante do alto risco para a saúde deles e de familiares.
Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN, comenta que o projeto foi fruto de uma grande luta da categoria no ano passado e foi construído após entendimento com o Governo do Estado. A matéria chegou à AL em dezembro de 2019.
“Desde o início deste ano de 2020 nós vínhamos articulando junto aos deputados para o andamento do projeto. Ele tramitou, foi aprovado por todas as comissões e estava pronto para ser votado quando, infelizmente, tivemos a crise do coronavírus que suspendeu as atividades presenciais na Assembleia”, explica Nilton Arruda.
De acordo com ele, como a matéria já estava pronta e aprovada em todas as comissões, os deputados entenderam ser justo colocar na pauta semana passada e aprovaram por unanimidade. Em seguida, o projeto voltou pra o Governo do Estado para ser sancionado pela governadora Fátima Bezerra, o que aconteceu nesta terça-feira, 5, e a lei foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira.
“O projeto é um reconhecimento importante para essa categoria que vem diariamente enfrentando o crime, batendo recordes de prisões e apreensão de drogas e, agora, segue atuando incansavelmente neste momento de pandemia. De todas as categorias da segurança, faltava apenas nosso projeto ser efetivado, então, agradecemos aos deputados por terem aprovado e ao Governo do Estado por ter sancionado”, completa.
O presidente do SINPOL-RN parabeniza os Policiais Civis por terem acreditado na luta desde o início da atual gestão do sindicato e, mesmo diante de tantas adversidades, terem dado apoio para que a diretoria seguisse firme buscando a concretização dessa reestruturação.