O “CINE RN”, que surgiu a partir da experiência de sucesso do Cine Drive-in, realizado em 2020,chega neste fim de semana a Zona Norte de Natal, levando cinema ao ar livre, para todos os públicos; buscando democratizar os espaços numa programação plural e diversa. O projeto, que pretende percorrer o estado do Rio Grande do Norte, terá sua primeira edição neste sábado (17), no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, com acesso gratuito.
Idealizado pelas produtoras Haylene Dantas (HD Produções) e Keila Sena (Casa de Produção) – ambas com experiência em produção e projetos de cinema em Natal e realizadoras do Cine Drive- In Natal – o CINE RN – Edição Natal, vai oferecer cultura e entretenimento, em um ambiente agradável, com exibição de alta qualidade na tela de 8m, para receber e acolher o público para vivenciar juntos uma grande experiência de cinema.
O projeto de exibição itinerante, tem o objetivo de levar cinema para pessoas que não tem acesso. Diante da realidade do RN, que só tem 3 municípios com salas de cinema -Caicó, Mossoró e Natal – a ideia é percorrer as cidades do interior a partir de 2023 fomentando, difundindo e formando plateia, por meio das exibições ao ar livre, em um formato de evento que alcança diversos públicos, levando filmes para toda a família, bem como, resgatando clássicos, exibindo filmes de arte e também apresentando o cinema potiguar. Para esta primeira edição, a curadoria selecionou apenas filmes nacionais.
A programação contará com 9 filmes, em quatro sessões: sessão infantil, sessão família, sessão clássico/arte e Sessão Goiamum Audiovisual, dedicada a curtas potiguares.
Dentre os filmes as crianças vão assistir “Pluft – O fantasminha”, da diretora Rosane Svartman. Poucos sabem, mas, o longa teve suas cenas externas rodadas no RN, nas belezas naturais da praia de Sibauma, em 2017, e a produtora Keila Sena assinou a produção local/locação.
A programação conta ainda com o premiadíssimo filme Sideral, de Carlos Segundo, que tem significativa carreira internacional – passando pelo Festival de Cannes e por cerca de cem festivais nacionais e estrangeiros, vencendo o Festival de Chicago, e postulando uma vaga junto à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para o Oscar; o curta “O Huno da Nova Espécie”, do diretor Augusto Lula, que traça a transformação do bandoleiro José Leite Santana, o Jararaca, no imaginário popular. O filme será exibido pela primeira vez em Natal. E a sessão clássico traz o longa “Bye Bye Brasil”, do diretor Cacá Diegues, um filme da década de 70 que traz reflexões ainda atuais.
O evento conta ainda com um parquinho para diversão das crianças e praça de alimentação, ambos funcionarão a partir das 16h.