A Casa das Palavras desembarca no Bairro de Cidade Nova na próxima segunda-feira (18), a partir das 08h da manhã, na Escola Estadual União do Povo com a inauguração de uma Minibiblioteca. Nesse dia, o escritor Thiago Gonzaga também baterá um papo com os professores e alunos da escola, destacando a importância dos livros e da leitura em sua vida e formação profissional.
A doação da minibiblioteca para a Escola União do Povo foi uma ideia do marceneiro Aldeci de Oliveira, que vem construindo as minibibliotecas para o projeto e desde o surgimento das ações tinha o interesse em fazer uma para contemplar a escola onde o seu filho estudou. Essa preocupação com a causa da leitura, fez com que Aldeci de Oliveira preparasse uma “casinha” e doasse especificamente para a escola, na intenção de envolver a comunidade em atividades que reforcem a possibilidade de se ter um livro nas mãos e o hábito da leitura.
As minibibliotecas procuram envolver os cidadãos de todas as idades com a leitura, tentando desenvolver e criar competências, conhecimento e criatividade para todos que se envolvam e se encantem com a possibilidade de ter, de forma fácil e democrática, um livro para ler.
O mês de abril foi escolhido para a doação da minibiblioteca à escola em alusão às comemorações e datas especiais do mês, entre elas, podemos destacar: o Dia da Biblioteca (09), o Dia Nacional do Livro Infantil e de Monteiro Lobato (dia 18) e o Dia Internacional do Livro (dia 23).
O projeto Casa das Palavras já instalou 17 casinhas artesanais no Rio Grande do Norte, com o objetivo de democratizar a leitura e fortalecer a cidadania.
Livros transformam vidas
O pesquisador e escritor Thiago Gonzaga e o jovem Railton de Oliveira são dois convidados especiais para a cerimônia de doação e instalação da minibiblioteca, na Escola União do Povo. Os dois são moradores do bairro e, por motivos distintos, vão sempre figurar como elementos parceiros do projeto.
Railton de Oliveira é um ex-aluno da escola e, atualmente, ajuda ao seu pai (Aldeci) na montagem e instalação das casinhas. Ele estudou na escola e relembra com certo pesar que muitos dos seus colegas de sala de aula estão mortos, devido o envolvimento com drogas ou outras ações de risco. A esperança de Railton é instalar a minibiblioteca e sensibilizar as pessoas para que a educação e a arte da leitura possam transformar vidas.
Já Thiago Gonzaga também foi aluno da escola, por um único ano, quando tinha 7 anos. Por motivos familiares e de força maior, ele precisou abandonar os estudos por um tempo e trabalhar, a infância e adolescência foi entrecortada por momentos de dificuldades. Mas com esforço e determinação, Thiago conseguiu romper com as limitações e está de volta à escola, quase 30 anos após ser aluno da União do Povo, ele vai falar a respeito dos livros, da força de vontade e do quanto foi/é importante para ele o envolvimento com os livros.