São ao todo 486 mil casas com internet banda larga no estado, no início do ano eram somente 407 mil lares – o que representa um aumento de 19%. Para se ter uma ideia, em janeiro, somente 30% da internet do estado era de fibra ótica e a projeção, segundo estudo realizado pela Selectra, é que o estado encerre 2020 com pouco mais da metade das casas com internet utilizando essa tecnologia. Os dados oficiais relativos ao encerramento do ano são divulgados somente em fevereiro de 2021. Observe no gráfico a seguir a evolução:
Dentre os tipos de internet disponíveis, a internet de fibra ótica apresenta maior velocidade e estabilidade. A velocidade de download e upload pode chegar até 500Mb enquanto os cabos de cobre não ultrapassam os 30Mb. Outro ponto positivo é que a fibra ótica não sofre interferência eletromagnética, tem uma instalação mais fácil e consome menos energia elétrica.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, as operadoras de internet devem entregar uma média mensal de 80% da velocidade contratada pelo cliente. Para acessos instantâneos, o mínimo é de 40%. Isso significa que em alguns momentos a internet pode funcionar abaixo dos 80% da velocidade contratada, mas nunca abaixo de 40%. Com a fibra ótica as operadoras conseguem cumprir esse requisito mais facilmente devido à estabilidade da tecnologia.
Pouco a pouco essa tecnologia vai fazendo parte do cotidiano dos potiguares, levando velocidade e mais conexão à população – aspecto muito importante em tempos de Coronavírus. A população deve ficar atenta no momento de escolher um plano de internet, na hora de contratar um plano devem considerar a disponibilidade na região, quantidade de usuários que usarão a internet ao mesmo tempo, frequência e tipo de uso que será feito.