SELO BLOG FM (4)

Programa Saúde nas Comunidades amplia atendimento médico na zona rural de Macaíba

FOTO: GERALDO NETO

A Prefeitura Municipal de Macaíba, através da Secretaria de Saúde (SMS), iniciou o ‘Programa Saúde nas Comunidades’, que leva de forma itinerante atendimento médico ambulatorial em comunidades rurais, com a finalidade de ampliar o acesso da população às consultas médicas. O atendimento é realizado de segunda a sexta, de 7h30 até às 12h, conforme o cronograma de cada localidade.

De acordo com a secretária adjunta da SMS, Kelly Lima, o município de Macaíba possui grande extensão territorial e um número considerável de comunidades na zona rural, o que dificulta o acesso à saúde. “Macaíba é um município da Região Metropolitana com características específicas, pois possui muitas comunidades rurais, queremos diminuir as barreiras ao profissional de saúde nessas comunidades, garantir o acesso à saúde sob a ótica de pensar todo território”, disse.

O ‘Programa Saúde nas Comunidades’ faz parte de uma série de iniciativas que busca ampliar o acesso à saúde em todo o município. “Ampliamos nesta gestão, os pontos de apoio (anexos), das Unidades Básica de Saúde para atender a população, e agora os macaibenses também podem contar com o atendimento médico regular, dentro da comunidade, próximo às suas residências, resolvendo problemas de saúde e ampliando o diagnóstico precoce”, disse.

Nas comunidades nas quais não há anexos, o atendimento médico é realizado em associações ou equipamentos da comunidade. “Por dia são feitas uma média de 28 consultas, com as urgências e as pré-agendadas pelos agentes comunitários da localidade”, falou a secretária adjunta.

Kelly Lima informou que o programa teve início no mês de julho, com o atendimento de um médico visitando as comunidades, e no mês de agosto passou a contar com dois profissionais.

De acordo com o médico Leno Góes Delgado de Medeiros, com o projeto de medicina itinerante, a Prefeitura de Macaíba começou a levar médicos para áreas que eram desassistidas. “As UBS não conseguem atender toda a demanda, agora eu e o outro médico, estamos dando essa assistência e levando a medicina para pacientes que teriam muita dificuldade em ir aos postos de atendimento. É muito relevante para a comunidade, e com certeza com o tempo vamos melhorar os indicadores de saúde da nossa cidade”.

Para o morador do sítio em Lagoa do Lima, Damião Silva de Lima, 48 anos, o atendimento é muito bom e facilita bastante para quem mora nas comunidades rurais. “Antes o atendimento médico era apenas no Centro, agora além de ser perto de casa é mais eficiente”, disse Damião Silva satisfeito.

De acordo com o cronograma as comunidades são atendidas em dias fixos, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal. O médico Guilherme de Paula Chaves atende as comunidades: assentamento José Coelho, Mata Verde, Guarapes, Curralinho e Japecanga, Recanto Verde, Barro Branco, Betúlia, e na Vila Olímpica, onde atende os moradores do Loteamento Liberdade, Cajarana, e nas UBS’s Centro e Morada da Fé.

O médico Leno Góes Delgado de Medeiros atende nas comunidades de Tabatinga, Curral das Juntas, Pé do Galo, Lagoa do Lima, Retiro, Rua da Palha, Lagoa do Mato, Félix Lopes e Novo Alecrim. Já na comunidade Quilombo dos Palmares, os pacientes são transportados para UBS de Riacho de Sangue pela SMS para serem atendidos pelo médico.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui