Parnamirim tem 15.600 jovens aptos a integrar o programa do governo federal ID Jovem, que deverá ser lançado no dia 19 de maio, no Rio Grande do Norte. O programa proporcionará uma carteira que permite viagens interestaduais gratuitas e meia entrada em cinema e apresentações culturais e esportivas.
A Assessoria da Juventude da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) informa que a inscrição já pode ser efetuada. Esse Programa é destinado a pessoa com idade entre 15 e 29 anos que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.
Para ser considerado beneficiário do Programa deverá atender aos seguintes critérios:
Idade entre 15 e 29 anos;
Pertencer a família com renda de até dois salários mínimos (renda familiar);
Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico;
Estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses.
Para se cadastrar no CadÚnico é simples.
Compareça ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo, ou se não souber onde fica, entre em contato com a prefeitura e pergunte onde você poderá proceder com seu cadastramento. O CRAS irá solicitar comprovantes de renda e domicílio e documentos oficiais.Para saber a relação de documentos necessários, contate o seu CRAS de referência.
O assessor Diego Henrique explica que para gerar a identidade jovem basta baixar o aplicativo e preencher os dados do número de identificação social (NIS), nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. “É um processo simples e rápido e garante vários benefícios aos jovens de baixa renda”, disse.