Em tempos de compartilhamento de informações, os professores de História e Geografia da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram, na última sexta-feira, 29, do II Encontro de Práticas Pedagógicas dos Docentes de Geografia e História (EPPGH) em parceria com a Rede Conectando Boas Práticas da Fundação Lemann. O evento aconteceu com o propósito de reunir iniciativas pedagógicas que tiveram impacto positivo nas unidades de ensino em que foram colocadas em práticas.
O professor e assessor pedagógico de História, Gleydson José Bento Lima, que atua no Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação destacou a importância da troca de experiências entre os docentes. “Essa atividade tem uma importância por se tratar de uma formação continuada, em que se trabalha com os professores no sentido de melhorar cada vez mais nossas práticas de ensino, resultando em impactos positivos na vida dos estudantes”.
Na programação, a realização de uma oficina denominada “Vida em Movimento”, apresentando o uso das fontes materiais para o ensino da História, além de relatos de experiências dos professores, palestras sobre material didático para o ensino de cartografia para alunos cegos e exposição das práticas vencedoras do “Conectando Boas Práticas”.
O professor de História da Escola Municipal Ferreira Itajubá, Antônio Rosembergue Pinheiro Mota e de Geografia, Marleide Gorgônio de Alcântara apresentaram um trabalho que realizaram em conjunto, utilizando a interdisciplinaridade e as ferramentas da internet como instrumento de execução. “Nossa apresentação é sobre o uso da internet como ferramenta auxiliar no processo de avaliação. Utilizamos um formulário do Google para facilitar o processo. Utilizamos também gráficos, figuras em cores e com isso, se consegue um resultado muito mais interessante com eles”, explicou Marleide Alcântara.
A professora e assessora pedagógica de Geografia do DEF, Ana Beatriz Câmara Maciel explicou a proposta do encontro. “O nosso principal objetivo é trazer diversas metodologias e oportunidades aos professores para aplicarem em sala de aula, bem como, um momento de motivação e de inspiração para os professores. Uma troca e compartilhamento de conhecimentos, principalmente com a utilização de novas tecnologias para que possam aplicar no cotidiano da sala de aula”, destacou a professora que atuou também como uma das organizadoras do evento.