
A rotina dos professores nos últimos anos mudou, mas uma nova realidade ganhou força nas salas de aulas nos tempos de pandemia.
Onde antes só cabia giz e quadro, hoje estão apresentações on-line, produções de vídeos, avaliações acontecem no computador e até as redes sociais têm espaço nos métodos de aprendizagem. E os professores têm apostado no uso dessas tecnologias como parceiras do ensino.
De acordo com a professora de história, da Casa Escola, Sabrina Pereira, a pandemia expandiu o uso de recursos digitais na disciplina.
“Apresentações virtuais, videogames, músicas e podcasts já faziam parte da rotina dos nossos alunos e, com o ensino remoto foram inseridas no dia a dia escolar muitas outras plataformas”, contou.
“Nesse período, utilizamos metodologias ativas, realizamos muitos trabalhos virtuais em grupos, assistimos a filmes, analisamos textos, criamos mapas mentais, tudo isso a partir dessas plataformas”.
Essa é uma adaptação também feita à forma dos alunos consumirem conteúdo hoje em dia, segundo a professora.
“Cada vez mais antenados com as tecnologias, alunos de todas as idades demandam aulas que usem artifícios digitais para continuarem engajados nas lições que estão sendo transmitidas e os professores precisam estar atualizados para ministrarem aulas nesses ambientes que despertem o interesse”.
Leia a matéria completa no G1RN

