SELO BLOG FM (4)

Produção industrial potiguar avança em agosto, aponta Sondagem FIERN

FOTO: REPRODUÇÃO

Em setembro de 2022, os industriais potiguares apontaram expectativas de crescimento na demanda, nas compras de matérias-primas e nas exportações nos próximos seis meses. Contudo, esperam queda no número de empregados. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a cair, atingindo 57,9 pontos, o que representa recuo de 2,2 pontos na comparação com agosto de 2022 (60,1 pontos), mas ainda supera em 5,7 pontos o indicador de setembro de 2021 (52,2 pontos).

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observam-se, em alguns aspectos, comportamento divergente. As pequenas indústrias apontaram UCI efetiva igual ao usual para o mês; estoques de produtos finais em queda e abaixo do planejado; e preveem queda no número de empregados e estabilidade nas exportações nos próximos seis meses. As médias e grandes empresas, por sua vez, assinalaram UCI efetiva abaixo do usual para o período; estoques em alta e acima do desejado; e as perspectivas para os próximos seis meses são de estabilidade no número de empregados e de crescimento nas exportações.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 16/09 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram crescimento no número de empregados (indicador de 52,2 pontos). Acompanhando a evolução positiva da produção, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) subiu de 71% para 73%, atingindo, assim, o valor mais alto para um mês de agosto desde 2013, quando o UCI atingiu 74%. E preveem crescimento no número de empregados nos próximos seis meses (53,9 pontos).

Portal Grande Ponto

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui