SELO BLOG FM (4)

Procuradora do MPRN lança livro acerca de políticas públicas para idosos

LANÇAMENTO SERÁ NO PRÓXIMO DIA 17 DE JUNHO.

LANÇAMENTO SERÁ NO PRÓXIMO DIA 17 DE JUNHO.

A procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Iadya Gama Maio, vai lançar dia 17 de junho seu livro “Pessoa idosa dependente: Políticas Públicas de Cuidados Intermediários ao Idoso no Brasil e a Atuação do Ministério Público”.

O lançamento acontece às 11h durante o evento “O papel do Ministério Público como indutor de políticas públicas”. A obra surgiu da tese de doutorado junto a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo a autora, o envelhecimento populacional e o aumento da incapacidade funcional e da dependência das pessoas idosas constituem tendência mundial, cada vez mais presente nas agendas políticas e sociais de vários países como um risco social a ser enfrentado.
O livro traz uma abordagem investigativa acerca do envelhecimento populacional nas sociedades contemporâneas e sobre a responsabilidade pelo cuidado em diferentes países. Além disso, apresenta uma análise das opções de políticas assistenciais voltadas à pessoa idosa, existentes no Brasil, e, ainda, o papel institucional do Ministério Público como fomentador de políticas públicas e garantidor dos direitos sociais dessa parcela da população.

A publicação oferece uma análise da relação entre MP e políticas públicas e reflete a experiência no trato desta questão no período em que ela esteve atuando na 30ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal até ano passado.

A autora já atuou em outras publicações: coautora e uma das coordenadoras do livro Pessoas idosas no Brasil: abordagens sobre os seus direitos; coautora do livro Rompendo o silêncio: faces da violência na velhice; coautora do livro Estatuto do Idoso comentado; coautora do livro Estatuto do idoso: dignidade humana como foco.

Atualmente, ela é presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID).

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui