O Secretário de Estado do Planejamento e das Finanças do Rio Grande do Norte, Aldemir Freire, não tem participado das negociações tratadas em audiência entre o Fórum Estadual dos Servidores com a governadora Fátima Bezerra e os secretários estaduais. A denúncia é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP-RN).
A pasta do secretario é a responsável por planejar, executar e avaliar os sistemas estaduais de Planejamento, Orçamento e Finanças, elaborando planos de desenvolvimento para as diversas áreas; estabelecendo a programação financeira de recursos do Estado, avaliando a programação orçamentária e financeira das entidades da Administração Indireta dependentes de repasses do Tesouro Estadual, entre outras.
De acordo com o SINSP-RN, a ausência do chefe da pasta nas reuniões impede que a situação financeira do estado seja entendida em sua completude. Nas últimas reuniões com o Fórum, o governo tem dado desculpas de que o secretário está doente ou trabalhando, embora os impedimentos só aconteçam em dias de negociações com o Fórum dos Servidores.