
O Procon RN (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio Grande do Norte) emitiu uma nota alertando sobre a circulação de “notificações fakes” que estão sendo enviadas. O conteúdo apontado como falso está circulando por e-mail, se fazendo passar pelo órgão, segundo o comunicado.
“Esclarecemos que essas notificações não são originárias de e-mails institucionais do Procon RN e, muito provavelmente, tratam-se de tentativas de golpe. Portanto, alertamos a todos os fornecedores que receberem esse tipo de notificação por e-mail a procurarem a delegacia mais próxima para o registro de boletim de ocorrência, a fim de que as autoridades competentes possam tomar as medidas cabíveis”, alertou.
Em busca de providências, o Procon RN destacou que acionou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a ProconsBrasil. “Essa ação é motivada pelo fato de que essa problemática não está restrita apenas ao nosso estado, mas afeta também diversos outros estados brasileiros”, frisou.
Além disso, o órgão estadual reforçou a importância da segurança digital e da verificação cuidadosa das fontes de comunicação. “Caso haja dúvidas sobre a veracidade de qualquer notificação supostamente enviada pelo Procon RN, recomendamos que os consumidores entrem em contato conosco por meio dos canais oficiais de atendimento, como o nosso site www.semjidh.rn.gov.br e nossas redes sociais (@semjidhrn)”, pontuou.
“O Procon RN está comprometido em proteger os direitos dos consumidores e em combater quaisquer práticas fraudulentas que possam prejudicar a população. Estamos à disposição para prestar os devidos esclarecimentos e orientações aos consumidores e fornecedores do Rio Grande do Norte”, completou.
