O Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil abriu processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais (SMV-OF). Estão sendo ofertadas 41 vagas para ensino superior distribuídas no Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Alagoas.
As inscrições foram iniciadas nessa terça-feira (25) e se estendem até o dia 8 de novembro. As oportunidades são destinadas para ambos os sexos, visando à prestação do Serviço Militar Voluntário como Oficiais RM2 (Reserva de 2ª classe da Marinha), em 2023, nas seguintes áreas: Saúde, Apoio à Saúde, Técnica, Técnica-Magistério e Engenharia.
O vínculo entre os militares temporários e a Marinha pode ser renovado a cada ano, podendo chegar a até oito anos, sem possibilidade de estabilidade. O posto inicial a ser ocupado será o de Guarda-Marinha, permanecendo durante os seis primeiros meses. Após isso, o militar será promovido a Segundo-Tenente e permanecerá por mais seis meses, alcançando o posto de Primeiro-Tenente, ao completar um ano de incorporação. E, no sétimo ano, caso o vínculo seja renovado, o militar será promovido ao posto de Capitão-Tenente.
Os rendimentos iniciais são atualmente de R$ 9.070, no posto de Guarda-Marinha, com progressão ao longo dos anos. Na última patente, de capitão-tenente, a remuneração é de R$ 14.706,71.
Etapas do Processo Seletivo
Os certames serão compostos por sete etapas. A primeira consiste em prova objetiva com 50 questões, sendo 25 de Português e 25 de Formação Militar-Naval, de caráter eliminatório e classificatório. Para as vagas de médico, o conteúdo será dividido em 25 questões de Português e 25 de Conhecimentos Específicos. As fases seguintes do certame incluem Verificação de Dados Biográficos e Verificação Documental, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física de Ingresso, Prova de Títulos, Designação à Incorporação e Incorporação.