Da esquina com a Avenida Deodoro da Fonseca, já é possível perceber as mudanças que a obra na Rua João Pessoa, no Centro de Natal, trará para a área comercial do Centro Histórico da capital potiguar. O piso colorido da primeira quadra, que vai até a Rua Felipe Camarão, está quase finalizado. Bancos cobertos, calçadas reformadas e a reorganização das árvores já dão um tom renovado à via, cuja primeira etapa deverá ser entregue até o final deste mês, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), responsável pelo projeto.
Essa primeira etapa, que deverá ser concluída ainda na gestão do prefeito Álvaro Dias, segue até a Rua Princesa Isabel. “O trecho entre a Deodoro e a Princesa Isabel está aproximadamente 80% concluído. A previsão é entregar este trecho até o final de dezembro. Já para o próximo ano, deverá ser finalizado, entre janeiro e fevereiro, o trecho entre a Princesa Isabel e a Avenida Rio Branco”, informou Newton Filho, diretor de projetos da STTU.
Na tarde desta quarta-feira (4), trabalhadores adiantavam a instalação dos pisos coloridos da calçada central no início da rua. Além disso, foram instalados bancos cobertos e mobiliários que terão cobertura arbórea para servir como pontos de descanso e contemplação nas calçadas laterais. Novas árvores foram plantadas, em conformidade com o projeto de arborização e nivelamento entre a via e as calçadas. Em direção à Avenida Rio Branco, a faixa para a passagem de veículos, com velocidade reduzida, já recebeu novo asfalto.
Ainda resta concluir a calçada central, que também será colorida, no trecho que vai da Rua Felipe Camarão até a Princesa Isabel. Entre esta última e a Avenida Rio Branco, a conclusão do mesmo tipo de calçada está pendente.
Na Praça Kennedy, cujo piso já foi revitalizado, falta a implantação de novas árvores. Por ser uma área tombada, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) interferiu após descobertas arqueológicas de itens datados dos séculos XVII a XIX. Durante as escavações, foram encontrados artefatos como um cachimbo holandês, azulejos decorados, fragmentos de vasos ingleses e até vestígios de ossos. As escavações continuam. “Nesse ponto, está sendo embutida a fiação e instalada a iluminação pública. Posteriormente, o pavimento será recomposto e a área reorganizada”, informou o diretor de projetos da STTU.
A Prefeitura está investindo cerca de R$ 4 milhões na execução dos serviços. Na segunda-feira (2), o prefeito Álvaro Dias visitou a Rua João Pessoa para acompanhar o andamento da obra. “A Rua João Pessoa, uma das mais tradicionais e históricas do Centro, está de cara nova: mais moderna, segura, voltada para os pedestres e destinada a estimular a circulação das pessoas, como forma de ativar, fomentar e desenvolver o comércio local”, destacou o prefeito.
Para os empreendedores da Cidade Alta, a expectativa é que a obra impulsione o comércio na região. Rodrigo Vasconcelos, presidente da Associação Viva o Centro, afirma que essa é uma demanda antiga, que agora está próxima de se concretizar. “Estamos muito esperançosos para que a obra seja finalizada. Como sempre dizemos, esta obra é a esperança para uma nova Cidade Alta. No entanto, até agora, não recebemos o cronograma final. Não estamos vendo operários suficientes para concluir os dois quarteirões (entre a Deodoro e a Princesa Isabel), conforme prometido”, frisou.
Ele também destacou a importância das obras nas ruas adjacentes, como a Coronel Cascudo, paralela à Rua João Pessoa, que deverá receber a mesma reurbanização, incluindo mobiliário e concreto colorido.
Com informações da Tribuna do Norte