EVENTO ACONTECEU NO AUDITÓRIO DO ÓRGÃO E CONTOU COM A PRESENÇA DE ESPECIALISTAS NA ÁREA
O Detran/RN através da Comissão de Saúde e Qualidade de Vida, realizou uma mesa redonda em alusão ao mês chamado “Abril verde” com o tema “vítimas de acidentes e doenças no trabalho”. O evento aconteceu na última quarta-feira (3), no auditório do órgão e contou com a presença de especialistas na área.
A mesa foi composta pela médica do trabalho do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RN), Aline Magalhães , pelo Técnico de Segurança no Trabalho, Aélcio da Silva e pelo Professor de contabilidade, especialista em auditoria e perícia, servidor do Detran e membro da Comissão de Saúde e Qualidade de Vida do órgão, Ney Fernandes, que na ocasião atuou como mediador da mesa.
“O mês de abril foi escolhido para ser um mês que foque nas relações de trabalho dignas e seguras” lembrou a médica do trabalho, Aline Magalhães. Durante a manhã foram exibidas pelos participantes da mesa a importância da prevenção dos acidentes e a necessidade de uma legislação que proteja os servidores de regime estatutário quanto a acidentes de trabalho, já que no regime celetista há legislação prevista.
“ A atividade não pode adoecer o trabalhador, seja física ou emocionalmente” ressaltou Aélcio da Silva. Durante a manhã, os presentes no evento puderam tirar dúvidas tais como: os procedimentos para identificar um acidente de trabalho, como tornar o ambiente de trabalho mais seguro, como montar comissões internas que averiguem a prevenção de doenças e acidentes no ambiente laboral, dentre outras questões.
“A idéia é trabalhar mais a fundo essa temática em nosso ambiente de trabalho, esse evento apenas é o início do que podemos realizar mais a frente” considerou Ney Fernandes mediador da mesa e membro da comissão de Qualidade de Vida.
Abril Verde
Iniciado em 2014, o Movimento Abril Verde, uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.
A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.
Saiba mais em : www.abrilverde.com.br

