SELO BLOG FM (4)

Prevenção ao suicídio é tema de discussão das Unidades de Saúde de Natal

FOTO: SMS

No Setembro Amarelo a palavra-chave para definir a campanha é o acolhimento. Um alerta para a prevenção ao suicídio, através da percepção de sinais como depressão, tristeza e reclusão, por exemplo. A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), desenvolve ações nas unidades básicas de saúde sobre a temática durante todo o mês, mas o alerta de observar os sinais deve ter atenção durante todo o ano.

A orientação ao perceber alguns dos sintomas sugestivos acima é buscar conversar com o indivíduo e tentar ajudar com apoio psicológico. Através dos profissionais especializados na rede de atenção primária (UBS), pode haver um acompanhamento psicossocial e acima de tudo estender um ombro amigo para acolher o paciente. Ao perceber sintomas graves como tentativa, pode-se levar o usuário a uma unidade de pronto atendimento para avaliação médica.

As unidades básicas de saúde preparam rodas de conversas com painéis expositores, distribuição de panfletos e dinâmicas para refletir o tema nas salas de espera. Em 17 de setembro a USF Nova Aliança desenvolve programação nos espaços da unidade durante a manhã; no dia 20 de setembro a USF Soledade II promove atividade de universalização, equidade e integridade através de exercícios físicos na quadra poliesportiva do bairro, às 06h30, com os grupos Sol Nascente e Arte & Saúde; ainda no mesmo dia as UBS Jardim Progresso, USF Parque dos Coqueiros e UBS Pedra do Sino desenvolvem mesa redonda em comemoração ao aniversário do SUS.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui