O candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire (União Brasil) afirmou estar preparado para assumir a Prefeitura Municipal, caso seja eleito. Em entrevista ao programa Felicidade, da 98 FM, nesta quinta-feira 24, ele destacou seus projetos para a melhoria do trânsito e da mobilidade urbana, falou sobre a marginalização dos motoristas de aplicativo, sobre o problema de sincronização dos semáforos no município e sobre o sucateamento do transporte público.
“Essa é uma categoria, hoje, muito importante, e eles chegaram justamente por causa da deficiência que existe no sistema de transporte público. Nós estamos lutando contra o PLP 12/2024 (Projeto de Lei Complementar que regulamenta a relação de trabalho entre motoristas e empresas de aplicativos de transporte) que a categoria é contra e o Governo Federal mandou sem discussão nenhuma”, declarou ele, sobre os motoristas de aplicativo.
Paulinho falou que pretende entrar para a história como prefeito da Capital. “Eu tenho dito que, quem melhorar o trânsito de Natal e fizer a licitação do transporte público, vai entrar para a história, e eu pretendo ser um prefeito para entrar na história”.
O candidato destacou sua proposta de aproveitar esse sistema de transporte por aplicativo também na Prefeitura do Natal, “porque existem muitos carros alugados que, às vezes, nem tem serventia”. “E, se a gente fizer uma parceria com os motoristas de aplicativos e taxistas, para contratá-los para prestarem serviços na Prefeitura na hora que os funcionários precisarem”, destacou.
Paulinho falou ainda que a implantação de sinais inteligentes está em seu plano de governo, “para que a gente possa ter essa sincronização, principalmente durante o horário de pico. Hoje com a faixa de ônibus o trânsito fica muito lento. Então, vamos pensar em fazer uma inversão, uma indo e uma voltando, para ganhar uma faixa. Vamos também fazer com que as motos possam transitar nessa faixa exclusiva, já que em alguns momentos fica muito tempo sem passar ônibus. Isso evita muitos acidentes”.
Sobre o sucateamento do transporte público em Natal, Paulinho afirmou que a melhoria do sistema é uma necessidade urgente. E voltou a defender a necessidade de se subsidiar o sistema e que é preciso exigir que as empresas de ônibus operem com as 85 linhas previstas na licitação.
“Depois da pandemia, diminuíram várias linhas, porque hoje eles só querem operar nas linhas superavitárias, mas nós temos que ter um sistema que opere em todas. Não existe transporte de qualidade sem o subsídio, hoje, talvez a única capital do Brasil que não tenha problema no sistema de transporte seja São Paulo, porque 50% do sistema é subsidiado pela prefeitura”, falou.
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