SELO BLOG FM (4)

Presidentes da OAB e Abraji criticam intimação da polícia a Bonner e Renata

OS PRESIDENTES DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), FELIPE SANTA CRUZ, E DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISMO INVESTIGATIVO (ABRAJI), MARCELO TRÄSEL, CRITICARAM A INTIMAÇÃO. FOTO: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Marcelo Träsel, criticaram a intimação feita pela polícia a William Bonner e Renata Vasconcellos, âncoras do Jornal Nacional, da TV Globo.

Nas redes sociais, o presidente da OAB disse que a intimação soa como uma “afronta, ainda que simbólica, contra a imprensa livre”.

Em nota enviada à imprensa, a Abraji disse que a solicitação causa “estranheza” e que haveria outras formas para o assunto ser tratado, “sem espetacularização”.

“Causa estranheza a intimação de dois profissionais do Jornal Nacional, em lugar de representantes do grupo empresarial ao qual o produto está vinculado. Haveria outras formas pelas quais o assunto poderia ser tratado, sem espetacularização por parte Polícia Civil”, ressaltou Träsel.

iG

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

  • Quem tem que responder pelos atos de seus funcionários, são os proprietários da empresa. Jornalistas são empregados, seguem a política da empresa. Não têm poder de decisão. Quando um servidor público comete um deslize, quem é notificado para contestar a ação é a PGR no âmbito federal, no estadual a PGE e no municipal a PGM. É o que prevê a CF, as CEs e as LOMs. É a regra, inexiste exceções. No mundo privado, adota-se critérios similares, sendo seus proprietários, reitero, os responsáveis diretos. Não tenho qq simpatia por esses dois profissionais, mas tal intimação policial para responderem por atos no exercício de suas atividades laborais constitui, em tese, ABUSO DE AUTORIDADE. Mera tentativa de atrair holofotes e sair bem na foto. Um simples HC no Juizado de plantão resolve, medida preparatória para atravessar, s posteriori, ação escorada na LAA. Simplesinho, assim.

Comente aqui