O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, foi o convidado da edição de abril do “Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira”, que aconteceu na noite desta quinta-feira, 14, no Hotel Serhs Natal. O evento já acontece há 5 anos, e reuniu representantes das diversas atividades turísticas, representantes de entidades como o Natal Convention Bureau, Emprotur, hoteleiros e empresários. A edição deste mês contou também com a presença do vereador Felipe Alves.
Queiroz apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio RN em prol do turismo, um dos principais pilares da economia do estado, que movimenta cerca de R$ 1,8 bilhão por ano e emprega direta e formalmente cerca de 90 mil pessoas. O estado possui mais de 52 mil leitos, sendo que 30 mil deles estão em Natal. Em 2015, a taxa de ocupação dos leitos teve uma alta de 30%, atingindo uma média de 70%. Na alta estação 2015/2016, esta taxa se manteve acima dos 90%.
Com foco na qualificação e capacitação da mão de obra, o Senac possui mais de 100 cursos em seu portfólio voltados para a cadeia produtiva do turismo. Em 2015 foram cerca de 2 mil matrículas no segmento de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Para este ano, a previsão é de ofertar 3.123 matrículas, das quais 621, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Entre 2011 e 2015, foram mais de 23 mil matrículas voltadas para o segmento, sendo que cerca de 71% foram destinadas ao público de baixa renda, por meio do PSG e do Pronatec.
Os cursos de idiomas da instituição (inglês, espanhol, alemão, italiano e francês) são referência em qualidade no estado. Além disso, o Senac também disponibiliza cursos online com foco em atividades ligadas ao Turismo e Hospitalidade, por meio da Rede Nacional de Educação a Distância.
Durante o encontro, o presidente explicou ainda a situação do Hotel Escola Barreira Roxa, equipamento gerido pelo Senac desde 2008, e que está fechado pra reformas. “A empresa que ganhou a licitação ficou impossibilitada de tocar a obra. Diante disso, tivemos que refazer todo o processo e nos próximos meses devemos lançar o edital para a nova licitação”, encerrou.