O presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (Sadef), Tercio Tinoco, deixa o cargo para concorrer ao pleito de vereador na Câmara municipal de Natal.
Ele presidiu a Sadef, entidade civil sem fins lucrativos, nos últimos 6 anos. O órgão trabalha na inclusão dos deficientes físicos por meio do esporte. são mais de 200 pessoas atendidas, com aulas em 8 modalidades esportivas e atendimento médico, psicológico, fisioterapêutico e nutricional.
Segundo o IBGE, quase 28% da população potiguar tem algum tipo de deficiência, “São deficientes visuais, mentais, auditivos, físicos, entre outros, que travam batalhas diárias para serem ‘vistos’ e viverem numa sociedade acessível para todos”, diz Tercio Tinoco.
Segundo ele, o intuito é ter uma representação política para os deficientes natalenses. “Pra ter uma ideia, a Câmara de Vereadores de Natal não tem sequer acessibilidade. Na minha cadeira de rodas, não consigo chegar a todos os lugares daquela que se diz Casa do Povo. Minha decisão de entrar na política foi tomada para lutar para mudar situações como essa”. Tercio Tinoco é administrador de empresas e ficou cadeirante em 2005, após um acidente em uma piscina que o deixou tetraplégico.
A sadef tem mais de 200 atletas, 35 profissionais, uma sede organizada com equipamentos esportivos, veículos, e distribuição de suplementos alimentares para os atletas. E tem sido referência no paradesporto mundial, com campeões mundiais, das Américas, brasileiros e regionais”. A associação recebeu em 2018 o o Prêmio Brasil Mais Inclusão, concedido pela Câmara dos Deputados pelo trabalho relevante em favor das pessoas com deficiência.