O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, entregou à Prefeitura e à Câmara de Serra Negra do Norte os projetos elaborados para instituir o marco legal do Polo Boneleiro do município, com as bases da regulamentação que vai assegurar a instalação do Distrito Industrial. O ‘pacote legislativo’ — elaborado pela equipe técnica da Federação das Indústrias a partir de uma parceria com o município e com o Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIBONÉS-RN) — é constituído de sugestões para dois projetos de lei, um decreto e um chamamento de edital.
A indústria de Serra Negra do Norte é referência nacional na produção de bonés. Atualmente são mais de um milhão de peças produzidas mensalmente nas fábricas instaladas no município. Essa produção é comercializada nacionalmente e até no mercado externo. Com a instalação do Distrito Industrial, a Prefeitura e os empresários locais planejam ampliar essa capacidade produtiva.
A entrega dos projetos que asseguram o marco legal para Polo Industrial foi realizada no último sábado 11, na prefeitura de Serra Negra. Na ocasião, o presidente da FIERN destacou a vocação e iniciativa empreendedora que está em expansão no município. Ele observou também que a gestão municipal tem atuado para estimular este ambiente, tanto que procurou a FIERN em busca de parceria para ter o arcabouço legal necessário ao desenvolvimento desta vocação.
“Nós acreditamos nesse potencial. É muito relevante quando uma instituição ou gestão pública chega à Federação e demonstra a vontade de incentivar o desenvolvimento por intermédio do empreendedorismo”, afirmou Roberto Serquiz. Ele acrescentou que os projetos apresentados estão de acordo com a visão empreendedora, que propicia crescimento com oportunidades. “Essa é visão com vetor de desenvolvimento, geração de renda e empregos. A Federação apoia e aplaude tais iniciativas”, apontou.
Durante a apresentação do arcabouço legal, o presidente da FIERN mencionou a importância de se atentar para o encerramento da guerra fiscal, previsto pela reforma Tributária. Com isso, será necessário a capacidade de inovar na atração de investimentos produtivos e propiciar novas formas de atrair os empreendimentos.
“Parabenizo essas iniciativas que observamos em Serra Negra e deixo a porta aberta para que possamos desenvolver mais projetos, não só neste município, mas em outros, voltados para o fortalecimento da indústria e do empreendedorismo”, disse.
Durante a programação em Serra Negra do Norte, o presidente da FIERN — ao lado do prefeito e demais participantes — visitaram o local onde será instalado o Distrito Industrial, uma área de 22 hectares — onde 16,5 hectares serão destinados para a instalação das fábricas e sua infraestrutura. E, próximo — em 5,5 hectares — serão construídas 160 moradias, necessárias para a expansão da atividade econômica na cidade, que deve receber novos colaboradores para essas indústrias.
“Tivemos um dia marcante e histórico, ao recebermos a equipe da Federação das Indústria do RN que trouxe o arcabouço legal para a instalação do distrito industrial de Serra Negra do Norte”, ressaltou o prefeito Sérgio Fernandes. “Esses projetos são decisivos para impulsionar o desenvolvimento do setor têxtil de bonelaria da nossa cidade e região”, acrescentou.
O prefeito lembrou que encontrou receptividade positiva desde o primeiro momento no qual procurou a FIERN para uma parceria, que avaliou como essencial nos novos passos para os avanços da atividade das indústrias de bonés no município.
O presidente da Câmara de Serra Negra, vereador Allyson Moisés, também agradeceu e elogiou a contribuição e a parceria. “Estamos aqui já colhendo frutos. Hoje é um dia comemoração por mais uma etapa. A Câmara está de portas abertas para a prefeitura e para a Federação, agradeço por ter nos dado essa atenção”, ponderou.
A programação teve a participação do vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira, do diretor 1º secretário, Heyder de Almeida Dantas; dos diretores da FIERN Jaedson Dantas e Maria de Fátima Dantas de Araújo; do presidente do SINDIBONÉS-RN, Francisco das Chagas Sena de Medeiros; do diretor regional do SENAI/RN, Rodrigo Mello; do superintendente do SESI/RN, Juliano Martins; do superintendente do IEL/RN, Juan Saavedra; da Coordenadora Executiva de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa Dias; da Coordenadora Executiva de Serviços Corporativos, Janaíze Revoredo, e da Gerente Corporativa de Comunicação, Juliska Azevedo; além de vereadores e empresários da região.
Agora RN