SELO BLOG FM (4)

Presidente da ABAV/RN destaca que, apesar da internet, clientes começam a voltar para as agências de viagem

ABDON GOSSON: “ENGANOU-SE REDONDAMENTE QUEM ACREDITAVA QUE OS AGENTES DE VIAGEM ESTIVESSEM EM EXTINÇÃO”

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV/RN), empresário Abdon Gosson, disse hoje, em entrevista ao BLOG DO FM, que cada vez mais os viajantes estão voltando a reservar suas viagens através de suas agências de confiança, apesar das facilidades de emitir passagens e reservar hotéis em poucos minutos, em poucos cliques, através da internet. Segundo ele, se a popularização da internet rápida nas casas e celulares e o amplo acesso a informações sobre hotéis, companhias aéreas e destinos afastou parte significativa dos viajantes das agências de viagens na última década, o cenário agora começa a mudar.

Gosson destaca que essa mudança, que ocorre desde o ano passado em ritmo acelerado, foi recentemente abordada pela jornalista Mari Campos, em seu blog, veiculado no jornal O Estado de São Paulo, que registra que cada vez mais viajantes estão voltando a reservar suas viagens em agências de confiança, mesmo que apenas para viagens mais específicas – ou especiais – para que sejam customizadas em cada detalhe.

“A matéria ressalta com bastante propriedade que, em primeiro lugar, enganou-se redondamente quem acreditava que os agentes de viagem estivessem em extinção e que o universo de viagens, sobretudo no mercado de luxo, continua com espaço e demanda para agentes, travel planners e consultores – inclusive novos, que são recrutados anualmente por algumas associações.  E isso se aplica até para os millennials, que estão valorizando serviços muito mais do que se imaginava e se tornando cada vez mais “heavy users” das agencias de viagem”, comenta Gosson sobre a matéria.

Segundo dirigente abaviano, o Estadão mostra que, para se ter uma ideia do tamanho e do potencial deste mercado, a Virtuoso (principal rede internacional de agências de viagem especializadas em turismo de luxo) sozinha tem aumentado o número de agências membros nos últimos anos. Seus travel specialists fazem parte de uma rede que movimenta mais de 21 bilhões de dólares por ano, com top sellers que chegam a ganhar mais de cem mil dólares anuais.

Crédito: imagem divulgação Four Seasons Serengeti

CRÉDITO: IMAGEM DIVULGAÇÃO FOUR SEASONS SERENGETI

De acordo com  o presidente da ABAV/RN, embora reservar voos e hotéis em poucos cliques seja fácil, ter alguém com conhecimento de causa que saiba filtrar as informações, organiza-las e cuidar das burocracias pode fazer toda a diferença – sobretudo em viagens mais especiais, como lua-de-mel.

Sobre o assunto, Abdon Gosson destaca uma informação de Jacque Dallal, CEO da Be Happy Viagens, especializada em roteiros de lua-de-mel, que afirma: “Os clientes se sentem confusos diante de tantos estímulos e a lua de mel é uma viagem única na vida de um casal. Há um investimento muito alto nos preparativos do casamento e o casal não quer correr nenhum tipo de risco. A consultoria e a expertise, desde a escolha do destino até a elaboração de um roteiro customizado, com assistência local durante toda a viagem e mimos especiais, contam muitos pontos”.

Ele ainda destaca que Tomas Perez, presidente da Teresa Perez Tours (referência no mercado do turismo de experiência e de viagens de luxo), é outro nome do setor que mostra a importância do papel do agente de viagem. “Um agente vai desenhar o roteiro de acordo com os interesses do cliente. Em contato direto com os hotéis, é mais fácil conseguir amenidades que os sites de reservas não conseguem. Sem falar na garantia de que em qualquer incidente o agente estará à disposição”, observa Tomas Perez.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui