Após o sucesso na primeira licitação realizada por meio do aplicativo SOL (Sistema Online de Licitação) que teve a empresa Unigráfica Gráfica e Editora Ltda como vencedora para fornecer material de expediente e divulgação do Projeto Governo Cidadão, O Governo do RN vai utilizar a ferramenta para licitar os equipamentos das 39 queijeiras vinculadas à Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa) e Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs). Essas organizações são beneficiárias do edital de leite e derivados, com investimento total de R$ 20 milhões, em obras, serviços e equipamentos, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. Parte das associações já estão com suas obras em andamento.
As empresas interessadas em participar do pregão para fornecer equipamentos para as queijeiras – como prateleiras e cubas em aço inox, coifas, fogão industrial, tanques de recepção de leite, iogurteira, entre outros equipamentos utilizados nas fábricas de laticínios – devem se cadastrar no SOL, estando aptas a participarem de ocorrências públicas.
O consultor do Governo Cidadão responsável pela implantação do aplicativo, Carlos Nascimento, reforça que além de se tratar de uma ferramenta que facilita a participação de empresas de todo o Brasil, não se fazendo necessária a presença de representante para se efetivar na disputa, o SOL, com o uso da tecnologia blockchain, promove um ambiente seguro, evitando qualquer tipo de fraude.
“Além dos benefícios da transparência nos trâmites, da rapidez e da ampla divulgação das licitações, colocando toda e qualquer empresa que esteja dentro dos requisitos necessários a participar, em pé de igualdade, ao utilizarmos blockchain, promovemos a imutabilidade de dados e a integridade das transações, uma vez que possibilitamos o acesso de todos os dados das tramitações às instituições que fazem parte da rede do bloco. Já estamos em conversa com o Tribunal de Contas do Estado do RN e com sua presença, será possível uma auditoria em tempo real, tornando o processo ainda mais seguro”, finalizou Nascimento.
As empresas interessadas em participar deste e de outros processos licitatórios do Governo Cidadão devem se cadastrar de acordo com o que indica este tutorial: https://m.youtube.com/watch?v=m6px1TMRxLw
[APP SOL]
O aplicativo digital SOL – Solução Online de Licitação foi criado em parceria com o Governo da Bahia, com recursos do Banco Mundial, para dar maior transparência às licitações, facilitando e estimulando, a participação das empresas nos pregões.
No futuro, a expectativa é que associações do meio rural, beneficiárias do Governo Cidadão, adotem a ferramenta em suas licitações, assim como os demais órgãos do Governo do Estado.