SELO BLOG FM (4)

Prefeituras e órgãos reguladores recebem estudo sobre fontes de água mineral no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

O estudo de Reconhecimento Hidrogeológico e Ambiental das Áreas de Proteção das Fontes de Água Mineral está sendo entregue às prefeituras que possuem industrias do setor em sua região. Nesta última semana, foi a vez de apresentar os resultados aos gestores ambientais das cidades de Parnamirim e Macaíba. Apodi, Ceará-Mirim e São José de Mipibu também receberão o diagnóstico nas próximas semanas. Órgãos sanitários e de fiscalização do Rio Grande do Norte já receberam a documentação.

O levantamento técnico é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em geral do estado do RN (Sicramirn) e produzido pela ATV Geologia e Meio Ambiente. Foi realizada uma análise do entorno das fontes de água mineral de todo o estado e, no estudo, apresentadas medidas e ações de conservação ambiental.

Segundo o Sicramirn, uma das orientações é a inclusão dos dados deste levantamento nos Planos Diretores dos municípios em que as fontes estão localizadas. Além disso, é indicada a adoção de medidas de monitoramento do aquífero no licenciamento ambiental de empreendimentos localizados no entorno dos mananciais.

Para Roberto Serquiz, presidente do Sicramirn, a entrega dessa documentação aos gestores ambientais de cada município enfatiza pontos específicos e fortalece a importância do documento no monitoramento das áreas de proteção das indústrias de águas minerais daquela cidade. “As indústrias já empreendem ações para cuidado com os aquíferos, mas é preciso um esforço coletivo entre empresários e gestores públicos, cujo diálogo deve ser permanente. As águas subterrâneas não atendem apenas à atividade de extração de água mineral, mas também se destinam ao abastecimento público”, destaca.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui