SELO BLOG FM (4)

Prefeitura reforça trabalho de combate à fome em Natal

FOTO: DEMIS ROUSSOS

O trabalho da Prefeitura de Natal no combate à fome ganhou mais um reforço neste fim de ano. Além do programa Alimenta Natal, estratégico para ampliar o acesso à alimentação adequada e saudável, articulando outros programas e equipamentos, como o Banco de Alimentos, as Cozinhas Comunitárias e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Municipal), a Prefeitura apresentou nesta semana o projeto Solidariedade por Toda a Cidade, voltado para pessoas em situação de rua.

Durante o lançamento da campanha, o prefeito Paulinho Freire ressaltou que a articulação entre Poder Público, instituições religiosas, entidades sociais e setor privado é essencial. “O programa precisa existir o ano inteiro. Cuidar das pessoas que mais necessitam é uma responsabilidade compartilhada. Agradeço às instituições, às igrejas, à sociedade civil e reforço o convite para que empresas também participem”, afirmou Paulinho.

Sob coordenação da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), a nova ação vai organizar doações de alimentos, roupas e brinquedos, orientar a população sobre a entrega segura de itens e reforçar o trabalho de proteção a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade nas ruas e, sobretudo, nos sinais da capital.

A campanha permanecerá ativa até o dia 23 deste mês, com 10 pontos oficiais de arrecadação, e integra o trabalho de abordagem social que identifica famílias nas ruas, oferece atendimento e atua para reduzir casos de mendicância, trabalho infantil e exposição ao risco.

Para a secretária da Semtas, Nina Souza, o programa cumpre duas funções estratégicas. “Ao doar nos pontos oficiais, a população evita que crianças e famílias continuem expostas aos sinais. A doação segura impede golpes, reduz riscos de abuso e garante que o apoio chegue de forma organizada. Os itens arrecadados serão distribuídos pela rede municipal, beneficiando mais de 94 instituições e sete ocupações da cidade”, explicou Nina.

Um dos pontos de arrecadação será a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta. O pároco responsável, padre Bianor, elogiou a iniciativa municipal e reforçou o papel da Igreja como parceira da ideia. “É um projeto interessante e nos prontificamos a receber as doações por acreditar no projeto como um bem social às pessoas”, disse o padre.

Além das doações, o programa incorpora ações como o Chuveiro Solidário, que atende pessoas em situação de rua com higiene, orientações e encaminhamento para serviços socioassistenciais. Para Laudecir Ferraz, representante de uma das entidades parceiras, a iniciativa “fortalece o trabalho diário e amplia a capacidade de resposta às demandas de quem vive nas ruas”.

Doações são feitas apenas em pontos oficiais

Mendicância gera mais mendicância nas ruas e apenas incentiva a permanência de crianças e famílias nesses locais, aumentando o risco de violência ou exploração infantil. Dessa forma, a equipe de assistência social da Prefeitura recomenda que as doações da campanha Solidariedade por Toda a Cidade sejam feitas diretamente nos pontos oficiais ou nos canais da Semtas, que fazem a triagem e destinam o material às instituições e às famílias acompanhadas.

Contatos dos locais oficiais de arrecadação do projeto:

Paróquia de Nossa Senhora da Candelária

Rua Marechal Rondon, 1859 –

Candelária – (84) 99161-9599

Paróquia de São Pedro Apóstolo

Praça Pedro II, s/n – Alecrim

Toca de Assis – (84) 98844-9799

Paróquia de Sant’Ana

Rua Dr. José Gomes da Costa, s/n – Capim Macio (84) 2020-5323

IEADERN – (84) 98889-3133

Igreja Batista Cidade

Av. das Acácias, 33 – Neópolis – (84) 98844-7200

Matriz de Nossa Senhora da Apresentação – (84) 99981-1411

Sede da Semtas

Av. Rodrigues Alves, 881 – Tirol

DSA – Ribeira

Rua Esplanada Silva Jardim, 36 – Ribeira

CadÚnico – Alecrim

Av. Coronel Estevam, 1424 –

Alecrim – (84) 3232-3037

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui