A Prefeitura de Parnamirim planeja a implantação de mais um equipamento que vai contar momentos importantes do município e do estado. Trata-se do Museu Ferroviário Manoel Tomé de Souza. O espaço vai funcionar dentro das instalações do Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV) e está previsto para ser inaugurado até o mês de julho.
De acordo com Rayrakson Alves, diretor do CCTV, as primeiras peças que irão compor o acervo histórico do museu já começaram a chegar. Trata-se de mobílias, artefatos, utensílios que remontam a história da ferrovia no RN, nos idos anos de 1.800.
“A história da ferrovia é muito forte no RN, e foi através da linha do trem que os primeiros povos chegaram aqui em Parnamirim. Dessa forma, fazemos um importante link entre esse momento e a história da Segunda Guerra Mundial, da qual Parnamirim é peça fundamental”, destacou o diretor do CCTV.
Ricardo Tersualiano, vice-presidente do instituto Iaphacc é o idealizador do projeto e diz que encontrou na Prefeitura de Parnamirim a parceria perfeita para viabilizar o museu. “Estamos muito gratos ao prefeito Rosano Taveira e a todos do CCTV por estarem recebendo esses cervo. A criação desse museu é um desejo de muito tempo e esperamos poder contribuir com a Sociedade do RN, mostrando esse acervo histórico”, disse.