Através de uma articulação do vereador Kleber Fernandes, a Prefeitura de Natal liberou nesta sexta-feira, 31, a reabertura das academias de artes marciais e outras modalidades esportivas na capital potiguar. O vereador esteve com o prefeito Álvaro Dias na noite da quinta, 30, e apresentou o pleito junto com um protocolo de medidas de segurança elaborado pela Federação de Judô do Estado, sob a coordenação do presidente da entidade, professor Tibério Maribondo.
O protocolo conta com a chancela de um grupo de médicos e já é utilizado em outros países, garantindo o necessário distanciamento e o retorno gradual das artes marciais de forma responsável e segura. Os critérios estabelecidos implicam uma série de cuidados que devem ser tomados tanto pelas academias como individualmente pelos alunos.
“Quem me acompanha, quem acompanha meu dia a dia, sabe que sou um esportista e grande entusiasta dos benefícios que a prática esportiva traz para a vida e para a formação integral das pessoas. Por isso, fiz questão de ir pessoalmente ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, fazer este pedido. Detalhei a ele os protocolos de biossegurança e de manutenção do necessário distanciamento social que estes estabelecimentos, professores e alunos estão prontos para adotar e como isso pode impactar a saúde e a economia da nossa cidade”, afirma o vereador.
Ele destaca, ainda, que o prefeito Álvaro Dias foi sensível e reconheceu a validade e justiça do pleito. “Já saí da Prefeitura com o Decreto escrito e assinado. Ele estará publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município. Faço questão de agradecer de público ao prefeito por sua sensibilidade. Esta é uma vitória que é nossa. De todos os que acreditam no esporte como filosofia de vida e instrumento de disseminação dos melhores valores para a vida em sociedade”, ressalta Fernandes.
De acordo com o decreto, a autorização de funcionamento das atividades nas academias e cursos fica condicionada, “sob pena de interdição em caso de descumprimento”, ao atendimento às regras estabelecidas no protocolo municipal e nas normas sanitárias de enfrentamento à Covid-19.
“É vedado o contato físico entre os participantes, sendo obrigatório o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, com uso obrigatório de máscaras de proteção”, pontua o decreto.
Ainda de acordo com o texto, as academias de artes marciais deverão seguir os procedimentos gerais do protocolo de retorno às aulas que foi disponibilizado pela Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte, com evolução de etapas a cada 14 dias.