SELO BLOG FM (4)

Prefeitura lança edital para artesãos que farão parte do Projeto Natal Original

FOTO: DIVULGAÇÃO

O artesanato potiguar consolida-se como uma fonte de renda para famílias e sua arte incentiva a preservação do patrimônio cultural do nosso estado. Sabendo dessa importância, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), lançou o edital para o Projeto Natal Original, que regulamenta as inscrições para artesãos, cooperativas e associações de artesanato interessados em participar da Feira Natalina de Artesanato e Gastronomia na Loja Natal Original e da Feira Cores e Luz, na Árvore de Ponta Negra.

Este Edital nº 003/2023 representa uma oportunidade valiosa para artesãos e empreendedores locais destacarem seus produtos e contribuírem para a valorização do artesanato da cidade de Natal e arredores. Segundo a Secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, esta seleção abre portas para o artesão local e para o crescimento da economia solidária, oportunizando a comercialização dos seus produtos.  Ainda de acordo com a secretária, isso não atrai apenas a atenção dos visitantes locais e turistas, mas valoriza o artesão e sua arte, preservando nossa cultura e a história do povo potiguar, levando nossos produtos e essa experiência para o mundo, frisa.

O processo de inscrição, habilitação e seleção do Edital nº 003/2023 será conduzido em conformidade com os preceitos da Lei Orgânica do Município e da Lei Federal nº 8.666/93. Os interessados podem se inscrever no período de 04 a 06 e 09 de outubro, das 9h às 13h, e no dia 10 de outubro, das 9h às 12h. As inscrições serão gratuitas e realizadas presencialmente no Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária, localizado no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Avenida Presidente Bandeira, nº 765 – Alecrim. 

Ao todo serão 140 vagas, levando em consideração a capacidade física do espaço da Loja Natal Original, que funcionará das 8h às 17h. As vagas serão distribuídas de forma que 80% delas serão preenchidas por artesãos de Natal e 20% por artesãos da Região Metropolitana. Destaca-se que 10% das vagas em cada categoria serão destinadas a pessoas inscritas no Cadastro Único, cuja renda per capita mensal seja igual ou inferior a R$ 218,00.

São 40 vagas para exposição e comercialização de artesanato na Loja Natal Original, sendo 60 vagas para o entorno da Árvore de Mirassol, do qual 50 para artesanato e 10 para culinária, essências e plantas, ambos por um período de 06 meses após a reabertura da loja, e 40 vagas para exposição na Árvore de Ponta Negra. Para participar do processo seletivo os concorrentes precisam ter a carteira nacional do artesão e/ou carteira municipal do artesão. O resultado dos aprovados sairá no dia 10 de novembro com publicação no Diário Oficial do Município.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui