SELO BLOG FM (4)

Prefeitura envia para CMN projeto que amplia sua capacidade de investimento

FOTO: ELPÍDIO JÚNIOR

A Prefeitura de Natal encaminhou para a Câmara Municipal o projeto de lei complementar 10/2021, em que solicita a autorização para a captação de financiamentos junto a instituições bancárias públicas e privadas. O propósito da medida é dotar o Município de maior capacidade de investimento em obras e ações na cidade.

De acordo com a mensagem do Executivo, a proposta é captar para a cidade até R$ 400 milhões, embora isto não signifique que será utilizado todo este valor, nem que será obtido de uma só vez. A Prefeitura pode até mesmo não recorrer a esses créditos.

Com o PLC/2021, o Município apenas se habilita a buscar, até junho de 2024, fontes adicionais de recursos a fim de revertê-las em demandas da cidade nas mais diversas áreas, incluindo saúde, infraestrutura, educação, assistência social e mobilidade urbana.

“A curto prazo, essas demandas são impossíveis de serem atendidas apenas com recursos do Tesouro Municipal, razão pela qual o Poder Executivo busca apoio de organizações financeiras para viabilizar os investimentos programados pelo Município”, explica o prefeito Álvaro Dias, na mensagem encaminhada à CMN.

A aprovação desse pedido na Câmara é apenas uma etapa do processo. Por si só, a possível chancela do Legislativo não assegura o acesso do Município aos empréstimos. Será preciso, em cada operação financeira que a Prefeitura for realizar nesse sentido, ter a autorização também da Secretaria de Tesouro Nacional. A STN dará seu parecer com base em critérios técnicos, sobretudo levando em consideração a margem de endividamento do Município. Havendo essa margem, o financiamento é autorizado. Caso contrário, a STN o reprova.

A mensagem da Prefeitura já está tramitando na Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (25), a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Casa deu parecer favorável à proposta do Executivo para a obtenção de crédito. O projeto seguirá para análise de outras comissões técnicas antes de ser votado em plenário.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui