SELO BLOG FM (4)

Prefeitura e Sebrae/RN apresentam Mapeamento dos Negócios de Turismo de Natal

FOTO: JOANA LIMA

O Mapeamento dos Negócios de Turismo da Cidade de Natal foi apresentado nesta quarta-feira (14). O levantamento que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/RN fez o mapeamento de 2.184 negócios (empreendimentos) formais do turismo da capital potiguar em seis segmentos como: meios de hospedagem, alimentação fora do lar, agências de turismo, lojas de artesanato, equipamentos de entretenimento e lazer e bugueiros. O prefeito Álvaro Dias foi representado na solenidade pela secretária municipal de Turismo, Ohana Fernandes. O superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, também participou da apresentação. Confira o resultado completo do mapeamento clicando aqui.

“A gestão do prefeito Álvaro Dias demonstra mais uma vez seu compromisso com o turismo. Esse levantamento foi feito pela primeira vez nos 54 anos de existência da Setur. Essa é uma iniciativa de grande relevância que vai nos ajudar a planejar melhor nossas ações, pensando na potencialização de toda cadeia produtiva ligada ao turismo”, destacou a secretária Ohana Fernandes.

Ao planejar a pesquisa, a gestão municipal buscou obter um diagnóstico mais amplo sobre os desafios do turismo local, conhecer os pontos fortes para potencializá-los, bem como identificar as fragilidades e pontos negativos para ajustá-los. Para alcançar essa meta, o levantamento teve como objetivo: Identificar o número de negócios de turismo formais; Geração de empregos; Faturamento; Número de leitos da hotelaria; Dificuldades na gestão da atividade; Transformação digital; Inovação e tecnologia; Práticas de sustentabilidade.

A titular da Setur destacou ainda os investimentos que a gestão tem executado para incrementar ainda mais o turismo local, focando sempre na geração de emprego, renda e oportunidades: “A Prefeitura está executando o enrocamento e a engorda da praia de Ponta Negra, o Complexo da Redinha, e em breve vai começar os serviços de urbanização da orla da Praia do Meio. O progresso e o desenvolvimento de Natal passa diretamente pelo fortalecimento do turismo. O prefeito Álvaro Dias sabe disso e não tem medido esforços para isso”, finalizou.

Pesquisa

O levantamento foi executado entre os dias 15 de agosto e 22 de novembro de 2022. Dentre os equipamentos mapeados estiveram: 37 agências de turismo; 287 lojas de artesanato; 181 bugueiros; 1362 equipamentos gastronômicos; 229 empreendimentos de hospedagem (hotéis, resorts, pousadas, hostels, motéis, SPA, apart-hotéis, flats e condomínios hotéis), e 88 de lazer e empreendimento.

A pesquisa apontou que Natal possui 19.262 leitos de hospedagem com esse segmento empregando mais de 4.400 pessoas de forma direta. Outro ponto levantado pelo estudo foi relacionado à origem dos turistas que visitam Natal. O estado de São Paulo é o principal emissor de turistas para a capital potiguar, seguido de Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e Minas Gerais. Dentre os visitantes estrangeiros, a maior parcela de turistas é oriunda da Argentina, logo depois vêm a Espanha, Itália, Portugal, Uruguai e Estados Unidos.

O segmento de alimentação fora do lar também mereceu uma atenção especial no mapeamento. De acordo com a pesquisa, essa atividade é a que mais gera emprego dentro da cadeia produtiva do turismo em Natal com 10.563 colaboradores empregados nos estabelecimentos visitados pelos pesquisadores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui