A Guarda Municipal do Natal (GMN) vai ganhar sua primeira Unidade Regional que será construída no bairro do Alecrim, mais precisamente na Praça Gentil Ferreira. A Prefeitura vai investir cerca de R$ 170 mil na reformar da unidade que comportará todo o sistema de segurança preventiva que vai ser operado a partir da base regional.
O processo de contratação da empresa que vai realizar a obra foi publicado nesta quarta-feira, 7, no Diário Oficial do Município (DOM). O contrato tem vigência de quatro meses, porém a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) pretende ter a base pronta e operacional no menor prazo possível.
O prédio que antes era uma base comunitária simples vai ganhar nova dimensão para servir de apoio as unidades operacionais da GMN que vão atuar na segurança preventiva dos bairros do Alecrim e Cidade Alta, com foco no comércio popular da região.
A secretária da Semdes, Sheila Freitas, ressaltou a importância da base operacional no Alecrim argumentando que a presença da Guarda Municipal na área vai ser ampliada levando segurança, não somente para os comércios, mas principalmente, para a população que frequenta as áreas do Alecrim e Cidade Alta. “A medida tomada pela Prefeitura vai contribuir com a segurança do comércio, já que a unidade dará apoio para as ações de patrulhamento e contará com a presença de guardas municipais fixos na unidade regional”, comentou a secretária.
A construção da primeira Unidade Regional da GMN vem dentro do projeto que contempla a ampla reforma que a Prefeitura do Natal está realizando em toda a área da Praça Gentil Ferreira. Além da melhoria da praça, o prédio da GMN será ampliado com novas salas operacionais e estacionamento direcionado as viaturas de patrulhamento ostensivo.
O plano prevê sistema de monitoramento com imagens e guardas municipais patrulhando as principais ruas e avenidas do centro da cidade e Alecrim. A ação vai resultar em abordagens a suspeitos, além da utilização de procedimentos de patrulhamento móvel com o uso de viatura e a pé com agentes circulando em pontos de maior circulação de pessoas, a exemplo da frente dos magazines e paradas de transporte público.
“A Prefeitura entende que a atuação mais intensa da Guarda Municipal traz segurança e tranquilidade para a população que circula na região do comércio popular da capital e com isso toda a sociedade ganha”, acrescentou o comandante da GMN, Albefran Grilo.