A Prefeitura de Natal afirmou que vai apresentar o cronograma de escoamento de alagamento que atinge a comunidade Cavaco Chines neste sábado (13). O local fica no Bairro Pajuçara, zona Norte e está há quase dois meses nesta situação.
Uma vistoria foi realizada na sexta-feira (5) no lugar e foi constatado que os moradores estão ilhados e correndo risco de saúde devido a sujeira que acumula na água. A auditoria foi feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Defesa Civil do Município e do RN, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de RN (DER) e o Corpo de Bombeiros do RN.
A comunidade Cavaco Chinês faz parte da Zona de Proteção Ambiental 9 (ZPA-9), sendo reconhecida como Área Especial de Interesse Social (AEI). A medida foi recomendada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) após receber uma reclamação. O órgão destacou a necessidade de um planejamento mais rigoroso e específico para enfrentar tanto os desafios habitacionais quanto os de infraestrutura urbana que contribuem para os alagamentos na comunidade.
Tribuna do Norte