O Banco de Alimentos de Natal está completamente reestruturado e deve dobrar a capacidade de atendimento. Nesta terça-feira (29), no Palácio Felipe Camarão, o Prefeito Álvaro Dias anunciou a ampliação no processo de captação de doações e distribuição entre as instituições filantrópicas da capital potiguar. O objetivo é vencer a fome na cidade. A ideia de modificar o Banco de Alimentos foi consolidada a partir de uma visita técnica realizada pelo Secretário da Semtas (Secretaria Municipal de Assistência Social), Adjuto Dias, ao projeto do Rio Grande do Sul.
“Tenho que parabenizar o secretário Adjuto Dias que teve a iniciativa de ir buscar a experiência exitosa de Porto Alegre para implantar aqui em Natal. Hoje temos 116 milhões de brasileiros na linha de pobreza e cerca de 19 milhões que passam fome. Ou seja, pessoas que passam 24h sem ter o que comer. Com essa reestruturação do Banco de Alimentos vamos poder mudar parte dessa realidade em Natal”, comemorou Álvaro Dias.
O Banco de Alimentos reforçará os serviços que atualmente são executados à partir das doações recebidas pelo projeto de Feira de Agricultura familiar, gerido via Departamento de Segurança Alimentar da Semtas.
“Queremos que Natal seja referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Com esse programa vamos unir as pontas, de forma organizada e profissional. Ou seja, estaremos buscando os alimentos que poderiam ser desperdiçados e outras doações, para entregar a quem realmente precisa”, explicou o secretário da Semtas, Adjuto Dias, que apresentou o projeto detalhadamente aos parceiros.
Os bons exemplos do trabalho gaúcho se uniram a ideias locais, como a Lei que criou o selo “Casa Solidária”, de autoria do vereador Felipe Alves. O selo será aficionado na entrada dos estabelecimentos que optarem por aderir ao projeto da Prefeitura de Natal. Durante a cerimônia, no Palácio Felipe Camarão, a Feira de Agricultura Familiar, a Redemais, Favorito, Verdefrut e Rotary receberam o “Selo” e assinaram o protocolo de adesão ao programa.
“Com o respaldo jurídico que passamos a ter com a Lei e diante do programa, quero parabenizar ao prefeito pela iniciativa. Sabemos que as indústrias têm muito desperdício em seus refeitórios mas, agora, com essa nova realidade iremos repetir o sucesso da parceria com a Vacinação e vamos avançar muito na luta contra a fome em Natal”, comentou Juliano Martins, do SESI/RN, representante da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN.
Falando em nome das instituições que são beneficiadas, a Assistente Social Eryka Rayssa comentou sobre a importância do Banco de Alimentos diante da realidade que as comunidades atendidas enfrentam. “Na maioria das vezes as únicas refeições que essas famílias têm são nas nossas instituições. Esse programa é fundamental para a gente continuar garantindo essa alimentação balanceada para todos”, explicou a representante do Lar Fabiano de Cristo.
Segundo dados da Semtas, o programa arrecadou, em 2021, quase 5 toneladas de alimentos. “Foi muito, mas ainda estamos abaixo do potencial de doação de uma cidade como Natal. Agora, com essa reestruturação temos certeza que tudo vai”, comentou o Secretário Adjuto Dias, citando outras ações já executadas pela Semtas.
Como funciona
1 – Equipe técnica visita os estabelecimentos comerciais e assina os termos de adesão e doação;
2 – Semtas arrecada os alimentos;
3 – Órgão transporta os alimentos em um caminhão adequado aos trabalhos;
4 – Equipe seleciona, pesa e destina os alimentos às instituições.
Instituições beneficiadas
1 – Adote (Associação de Orientação aos Deficientes)
2 – Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição
3 – Aldeias SOS
4 – ARPI
5 – Casa da Criança
6 – Casa do Menor Trabalhador de Natal
7 – Patronato da Medalha Milagrosa
8 – Centro Educacional Dom Bosco
9 – Hatmo/RN
10 – Centro Suvag/RN
11 – Lar Fabiano de Cristo
12 – Sociedade Professor Heitor Carrilho
13 – Casa de Idosos Jesus Misericordioso
14 – Juvino Barreto
15 – Lar da Vovozinha
16 – Lar do Ancião Evangélico
“Pessoas ou empresas que queiram fazer doações de alimentos, devem ligar para o número (84) 3232-9276. Os parceiros do Banco de Alimentos receberão o selo do programa, apoio de capacitação nutricional, além de ter a logomarca da empresa divulgada no caminhão do banco de alimentos”, finalizou o Secretário Adjuto Dias.