SELO BLOG FM (4)

Prefeitura do Natal recebe doação do acervo do poeta Moacy Cirne

O PREFEITO ÁLVARO DIAS E O SECRETÁRIO DE CULTURA, DÁCIO GALVÃO, RECEBERAM OFICIALMENTE O ACERVO DO POETA, PROFESSOR E ARTISTA VISUAL. FOTO: ARGEMIRO LIMA

No início deste mês de novembro, mais especificamente no dia 03, o Prefeito de Natal, Álvaro Dias recebeu o secretário de Cultura, Dácio Galvão para tratar de três assuntos importantes relacionados à arte e a cultura do município.

O primeiro foi a respeito do longa-metragem “Chico Doido, de Caicó”, filme baseado na obra dos escritores Nei Leandro de Castro e Moacy Cirne, que será rodado em Natal. O filme é uma homenagem aos loucos e às figuras folclóricas do Rio Grande do Norte. Roteirizado e idealizado por Leon Góes, o filme nasce do desejo de resgatar a memória de poetas e personagens folclóricos que vivem através da oralidade, poetas que não tiveram textos publicados e que vivem apenas na memória coletiva. O chefe do executivo municipal destacou a importância da obra. “Importante explorar esse universo, as curiosidades e personagens históricos e folclóricos do nosso estado. Bom saber que a seleção dos atores e atrizes para o filme será feita aqui em Natal”.

Em seguida, Álvaro Dias recebeu Ormuz Simoneti, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte – IHGRN, na qual foi lhe entregue o título de Sócio Benemérito do Instituto pela atenção dada aos anseios da instituição. Simoneti destacou que o IHGRN é a mais antiga entidade cultural do Rio Grande do Norte, fundada em Natal, no dia 29 de março de 1902, e abriga coleção museológica, documental e bibliográfica referente à história e cultura do Estado.

E por fim, a Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, localizada na sede da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), ganha um dos acervos mais emblemáticos e ricos da cultura potiguar. O prefeito Álvaro Dias e o secretário de Cultura, Dácio Galvão, receberam oficialmente o acervo do poeta, professor e artista visual Moacy Cirne, falecido em 2014. Mais de cinco mil títulos entre livros, revistas, pesquisas e jornais farão parte da Biblioteca Esmeraldo Siqueira, que terá um espaço especial dedicado ao acervo do maior estudioso brasileiro das histórias em quadrinhos e fundador do poema processo.  Isadora Cirne, filha de Moacy, foi recebida pelo prefeito e a equipe da Secult. “Nós estamos felizes que o acervo dele esteja aqui na sua terra”, contou Isadora.

SOBRE O POETA

Nascido em Caicó, Moacy foi professor da Universidade Federal Fluminense e se notabilizou por participar da fundação do Poema Processo e sua extensa pesquisa sobre Quadrinhos, reconhecida internacionalmente em premiações e festivais. “Para nós da Prefeitura é uma honra e alegria receber o acervo deste seridoense que ganhou fama internacional e reconhecido por sua obra. Os estudantes e as novas gerações poderão conhecer sua obra e também ter acesso a suas pesquisas e estudos”, comentou o prefeito Álvaro Dias. O acerco estará à disposição do público natalense no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui