A prefeitura do Natal, através do Departamento de Comunidades, realizou na manhã deste domingo (08/03), Dia Internacional da Mulher, um café da manhã especial a todas as moradoras do Conjunto Nova Natal e adjacências. Dezenas de mulheres atenderam o chamado e compareceram à ação que proporcionou uma manhã de alegria, música e distribuição de brindes.
O prefeito Álvaro Dias, acompanhado da primeira dama, Amanda Dias, fez um discurso emocionado em prol dos direitos das mulheres. “Quero aqui saudar todas as mulheres presentes e reafirmar perante todas vocês que nossa gestão está comprometida na defesa, nos interesses e nos direitos das mulheres da nossa cidade. Vamos continuar com o trabalho árduo de conscientizar nossa população de que precisamos dar um verdadeiro basta na violência ou qualquer tipo de desrespeito com as mulheres”.
Ao final do discurso, Álvaro Dias citou algumas mulheres que ocupam funções importantes em sua gestão. Adamires França (Administração), Cristina Diniz (Educação), Andréa Dias (Trabalho e Assistência Social), Andréa Ramalho (Politicas para as Mulheres), Elequicina Santos (Mobilidade), Sheila Freitas (Segurança), Danielle Mafra (Esportes e Lazer) e outras 13 secretárias adjuntas atuando diretamente na atual gestão.
Representando as mulheres, a secretária de Políticas para as Mulheres, Andréa Ramalho, afirmou que a luta por igualdade continua. “Hoje é mais um dia para todas nós mulheres nos lembrarmos de que a luta continua. Vamos nos unir e lutar por respeito. Nós precisamos ter o direito de sair na rua e sermos respeitadas, nós precisamos ter direito ao trabalho, ter direito à cidadania e justiça, então nossa luta por uma sociedade de paz e respeito por todas nós mulheres vai continuar”.
A Prefeitura do Natal de forma pioneira e única no estado do Rio Grande do Norte implantou políticas para as mulheres e cumpre rigorosamente seu papel oferecendo equipamentos sociais importantes para acolher as mulheres e auxiliar no enfrentamento à violência. A Semul instalou o Centro de Referência Elizabeth Nasser (Cren), um espaço de atendimento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico à mulher, o qual visa proporcionar suporte para a superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher o resgate da sua cidadania, a Casa Abrigo Claro Camarão (CACC), que é uma moradia protegida, de atendimento às mulheres em situação de risco iminente de morte, em razão da violência doméstica e familiar e desempenha trabalho de conscientização pelas principais feiras livres do município, abordando temas como: desrespeito, humilhação, ameaças, assédio e feminicídio.
A mulher que sofrer qualquer tipo de violência ou se sentir ameaçada deve ligar para o número 180.