
A prefeitura do Natal, através do Departamento de Comunidades, realizou na manhã deste domingo (08/03), Dia Internacional da Mulher, um café da manhã especial a todas as moradoras do Conjunto Nova Natal e adjacências. Dezenas de mulheres atenderam o chamado e compareceram à ação que proporcionou uma manhã de alegria, música e distribuição de brindes.
O prefeito Álvaro Dias, acompanhado da primeira dama, Amanda Dias, fez um discurso emocionado em prol dos direitos das mulheres. “Quero aqui saudar todas as mulheres presentes e reafirmar perante todas vocês que nossa gestão está comprometida na defesa, nos interesses e nos direitos das mulheres da nossa cidade. Vamos continuar com o trabalho árduo de conscientizar nossa população de que precisamos dar um verdadeiro basta na violência ou qualquer tipo de desrespeito com as mulheres”.
Que o exemplo dessas mulheres que marcaram a história de Natal e do Rio Grande do Norte sirva de inspiração para construirmos um futuro melhor e mais justo. Feliz dia da mulher! #8DeMarço #DiaDaMulher pic.twitter.com/t9lNTnfDEb
— Álvaro Dias (@alvarocdias) March 8, 2020
Ao final do discurso, Álvaro Dias citou algumas mulheres que ocupam funções importantes em sua gestão. Adamires França (Administração), Cristina Diniz (Educação), Andréa Dias (Trabalho e Assistência Social), Andréa Ramalho (Politicas para as Mulheres), Elequicina Santos (Mobilidade), Sheila Freitas (Segurança), Danielle Mafra (Esportes e Lazer) e outras 13 secretárias adjuntas atuando diretamente na atual gestão.
Representando as mulheres, a secretária de Políticas para as Mulheres, Andréa Ramalho, afirmou que a luta por igualdade continua. “Hoje é mais um dia para todas nós mulheres nos lembrarmos de que a luta continua. Vamos nos unir e lutar por respeito. Nós precisamos ter o direito de sair na rua e sermos respeitadas, nós precisamos ter direito ao trabalho, ter direito à cidadania e justiça, então nossa luta por uma sociedade de paz e respeito por todas nós mulheres vai continuar”.
A Prefeitura do Natal de forma pioneira e única no estado do Rio Grande do Norte implantou políticas para as mulheres e cumpre rigorosamente seu papel oferecendo equipamentos sociais importantes para acolher as mulheres e auxiliar no enfrentamento à violência. A Semul instalou o Centro de Referência Elizabeth Nasser (Cren), um espaço de atendimento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico à mulher, o qual visa proporcionar suporte para a superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher o resgate da sua cidadania, a Casa Abrigo Claro Camarão (CACC), que é uma moradia protegida, de atendimento às mulheres em situação de risco iminente de morte, em razão da violência doméstica e familiar e desempenha trabalho de conscientização pelas principais feiras livres do município, abordando temas como: desrespeito, humilhação, ameaças, assédio e feminicídio.
A mulher que sofrer qualquer tipo de violência ou se sentir ameaçada deve ligar para o número 180.

