SELO BLOG FM (4)

Prefeitura do Natal prevê 25 novas escolas e avalia até PPP na educação

FOTO: JOSÉ ALDENIR

A Prefeitura do Natal pretende ampliar a rede municipal de ensino com a construção de 25 novas escolas até 2028, segundo o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes. O anúncio foi feito durante entrevista à 94 FM, em que o secretário detalhou os projetos de expansão e reforma da infraestrutura escolar do município.

“Estamos trabalhando em três eixos principais: o PAC-5, a retomada de obras inacabadas e a parceria público-privada (PPP) para construção e manutenção das unidades”, explicou.

No âmbito do PAC-5, foram apresentadas seis propostas de novas escolas, das quais uma já foi aprovada e sorteada para ser construída no bairro Guarapes. A escola terá estrutura de cinco a seis salas e será financiada pelo programa federal.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação aderiu a um programa para retomar obras inacabadas. Segundo Aldo Fernandes, treze unidades escolares foram listadas para retomada, sendo que sete já tiveram aprovação e quatro estão em fase final de deferimento.

Outro ponto destacado pelo secretário foi a articulação com a Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias, comandada por Arthur Dutra, para viabilizar uma PPP na área educacional. “Estamos traçando planos e desafios através de uma parceria público-privada para construir e manter as nossas unidades. Esse é um projeto para o longo prazo”, afirmou Aldo Fernandes.

A ampliação da rede escolar também conta com expansão de unidades já existentes. Segundo o secretário, vários terrenos dentro das escolas municipais poderão ser utilizados para a construção de anexos, aumentando a oferta de vagas sem necessidade de aquisição de novas áreas.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da gestão do prefeito Paulinho Freire (União Brasil), que assumiu o cargo em janeiro de 2025. O secretário destacou que a previsão é que o portfólio de 25 novas unidades seja concluído até o final da atual administração municipal.

“Terreno o município tem muito. O que estamos fazendo é reorganizar o planejamento para garantir que as novas unidades sejam construídas onde realmente há demanda, garantindo maior eficiência no uso dos recursos”, concluiu Aldo Fernandes.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui