SELO BLOG FM (4)

Prefeitura do Natal não acata ‘pitaco’ do MPRN e inicia testagem rápida para Covid, nesta terça, na zona Norte

FOTO: DIVULGAÇÃO

Embora o Ministério Público Federal do RN tenha recomendado a suspensão dos testes gratuitos de Covid-19, com os quais a Prefeitura do Natal está beneficiando milhares de natalenses, o prefeito Álvaro Dias anunciou que os exames continuarão a ser feitos, desta vez, favorecendo a população da zona Norte de Natal, a partir desta terca-feira, dia 23.

Se fosse prevalecer a vontade do MPRN, conforme “pitaco”, que expediu na última sexta-feira  sob forma de “recomendação”, a população  seria a grande prejudicada com a suspensão dos testes. A iniciativa do governo municipal de realizar os exames gratuitos da Covid-19 obteve ampla repercussão positiva junto ao cidadão natalense, até por beneficiar pessoas com mais de 60 anos de idade ou com comorbidades, que, em sua maioria, não tem recursos financeiros disponíveis para fazer os testes em laboratórios particulares, que cobram cerca de R$ 300.

Nesta segunda fase da testagem rápida, o local escolhido foi o Ginásio Nélio Dias. O esquema para realização dos exames vai acontecer em sistema de drive-thru, das 8h às 17h, até sexta-feira (26). A permanência no interior dos veículos é obrigatória em todas as etapas.

A primeira fase de testagem da população contabilizou 5.425 pessoas. O público alvo são pessoas a partir de 60 anos, esse público representa 80% dos óbitos na capital, e portadores de comorbidades comprovadas residentes em Natal. Para maior fidedignidade do teste é importante que a pessoa tenha apresentando sintomas de um quadro de COVID-19 pelos últimos 10 dias do início dos sintomas de uma síndrome respiratória: com febre, tosse ou dor de cabeça, por exemplo.

O acesso dos carros ao local se dá pela Av. do Baião, com percurso sinalizado e orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Semelhante ao trabalho que foi feito no drive Arena, haverá ainda uma equipe da SEMTAS realizando a triagem dos veículos para verificar se a pessoa que será testada corresponde ao público-alvo. O teste rápido no drive acontece com média de um atendimento por minuto, onde o sangue é coletado através do dedo, para reagir numa lâmina. O resultado com até 24 horas através de laudo é disponibilizado na internet, por meio de protocolo e senha fornecidos durante a coleta. Os pacientes que testarem IgM positivo terão um acompanhamento com orientações e informações da SMS Natal de como deve proceder para os cuidados e/ou tratamento médico.

“Essa análise verifica os índices de IgG e IgM de cada pessoa, que são imunoglobulinas relacionadas às memórias e as defesas de cada pessoa em relação ao coronavírus. Quando o resultado é positivo para IgG, indica que o organismo teve algum contato com o vírus e produziu anticorpos; já o IgM positivo mostra que a infecção foi recente e o corpo iniciou a produção desses anticorpos”, explica Elineide Alves de Melo, chefe do Departamento de Diagnóstico e Incorporação de Novas Tecnologias da SMS Natal.

Os casos positivos são repassados para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da SMS/Natal, para notificação e acompanhamento. Alguns pacientes também são orientados a buscar uma unidade de saúde referenciada para início de um possível tratamento após avaliação médica. A SMS Natal está montando uma estratégia que será divulgada nos próximos dias para testagem dos pedestres.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui