A Prefeitura do Natal busca mais uma forma de combater a pandemia do coronavírus: está lançando a campanha “Uma Chance Para a Vida”. A intenção é conseguir, junto à iniciativa privada, a doação de Capacetes de Ventilação Mecânica não Invasiva – Helmet.
O capacete é composto do capuz feito de material transparente e que cobre toda a cabeça do paciente. Usados pelas pessoas com quadro mais grave da Covid-19, os helmets têm a função de fazer uma ventilação contínua não invasiva. É um jeito de fazer com que o ar chegue ao paciente diferente da intubação, que necessita um tubo orotraqueal.
O objetivo com a utilização do aparelho é evitar a intubação do paciente. “Nós temos leitos clínicos e leitos críticos (de UTI). Dentre eles, temos a situação da fila de pacientes que estão na condição crítica, mas sem vaga em UTI. É um gargalo que pode ter uma boa parte resolvida pela utilização desse dispositivo que possibilita a manutenção do paciente no leito clínico, evita a propagação do vírus no ambiente e proteje muito mais as equipes de saúde”, explica a secretária-executiva da Prefeitura, Danielle Mafra.
A meta da Prefeitura é conseguir a doação de até 200 capacetes durante a campanha. “Vamos dar toda a visibilidade para as empresas que aderirem. Sabemos que a população reconhece a participação de empresas em ações que salvem vidas. Além disso, a diminuição de ocupação de leitos em UTIs permite a reabertura mais rápida da economia. Ou seja todos saem ganhando com essa atitude”, explica Mafra.
Para a doação, a Prefeitura do Natal colocará a empresa doadora diretamente em contato com os fabricantes do capacete. “Não faremos nenhum repasse de recursos e o negócio será fechado diretamente entre as empresas”, explica a secretária executiva.
A instalação dos capacetes será feita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Natal e nos hospitais municipais. Segundo Danielle Mafra, todos esses locais já possuem um sistema compatível necessário para receber o equipamento. A secretária executiva da Prefeitura de Natal informa que as empresas interessadas já podem entrar em contato. “Qualquer empresa pode me procurar através do e-mail: [email protected]”, conclui.