Tradicional e histórico reduto da boemia e da cultura potiguar, o Beco da Lama (Rua Vaz Gondim, Cidade Alta), passará a partir de hoje por um processo de transformação. E os responsáveis pela nova estética serão cerca de 40 artistas do grafitti comandados pelo renomado, que através da ação e do investimento da Prefeitura do Natal começam a destilar arte urbana em muros e paredes do sítio.
O projeto faz parte de uma série de ações que a Prefeitura do Natal vem promovendo no Centro. Desde os shows inéditos no Natal em Natal (em dois palcos), passando pelo projeto Choro do Caçuá (praça Padre João Maria) e a entrega da reformada Travessa Pax que abriga o Espaço Cultural K-Ximbinho, além das ações de fomento no espaço Ruy Pereira (lateral do IFRN).
Hoje, a partir das 10h, o prefeito Álvaro Dias se reúne na galeria da Funcarte com os artistas que irão brindar a nova estética ao Beco da Lama. Na parte da tarde haverá outra visita técnica ao Beco da Lama e na quarta-feira (6) as ruas e muros começam a receber os primeiros traços sob o comando de Dicesarlove e o potiguar Miguel Carcará, responsável pelos traços que hoje pintam pontos marcantes de Natal, como a Travessa Pax Espaço Cultural K-Ximbinho.
O trabalho em conjunto deve levar entre 15 a 20 dias para ser concluído.
As reuniões estão servindo para definir a linha de trabalho e os temas, estética e assuntos a serem abordados nas paredes e muros do Beco da Lama, que ganharam pintura base graças ao trabalho da Secretaria Municipal de Serviço Urbanos (Semsur).
Os artistas terão a disposição um verdadeiro “arsenal” de tintas e equipamentos. 20 latas de tinta látex de 18 litros, 25 latas de spray para cada grafiteiro, andaimes, plataformas e escadas para os pontos mais altos. Tudo através do investimento da Prefeitura do Natal: “É um projeto que a Prefeitura do Natal encabeça e investe para transformar aquela área num local cosmopolita, que vire referência pela sua arte, estética e programação que hoje detém através dos artistas e do fomento da própria Prefeitura”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, que ressaltou o engajamento de diversas pastas do Município. “O projeto hoje é ampla e conta com o trabalho da Urbana, Semsur e Comunicação, além da Associação Viva o Centro e CDL”.
Sobre Dicesarlove
Cesar de Almeida, nascido em 1974 na Cidade de São Paulo, tornou-se conhecido com o nome de “Dicesarlove” por desenvolver trabalhos que buscam os sentimentos mais nobres das pessoas. Dicesarlove é um artista autodidata e iniciou a sua carreira antes dos 18 anos, quando criava desenhos realistas de pessoas no Centro de São Paulo.
Começou a trabalhar como garçom em um bar, onde o proprietário soube da sua aptidão pela arte e decidiu convidá-lo para fazer um desenho do Charlie Chaplin na parede interna do estabelecimento. A pintura fez tanto sucesso que Dicesarlove passou a dedicar-se exclusivamente a carreira artística. A paixão de Dicesarlove pelo mundo do graffiti iniciou-se em meados de 1996, quando ele começou a fazer intervenções artísticas pela Cidade de São Paulo.
Em sua trajetória profissional teve a oportunidade de conhecer ou trabalhar com alguns ícones como: Mr. Brainwash, Obey, Eduardo Kobra e atuar em vários países: EUA, Cuba, Dubai, Holanda, Japão, Suécia e Polonia. Com mais de 20 anos de carreira, Dicesarlove segue os seus projetos artísticos e rompe fronteiras.
1 Comentário
Parabéns , a cidade precisa de cores. Alegra e trás bem estar.