Com a segunda plenária da Região Administrativa Norte, a se realizar às 18h30 desta quarta-feira, 6, na Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, a Prefeitura do Natal encerra a fase de plenárias regionais do Orçamento Participativo Natal 2019/2020 e dá início à realização dos Fóruns de Delegados.
Mesmo com o encerramento das plenárias presenciais, a população das quatro regiões ainda pode participar via OP Virtual 2019/2020, que ficará disponibilizado no portal da prefeitura até a próxima sexta-feira, 8. Para isso, basta acessar o endereço www.natal.rn.gov.br/sempla/paginas/ctd-1222.html e preencher o formulário.
As regiões Norte e Oeste, por serem mais populosas, tiveram duas plenárias cada, visando o atingimento de um maior número de participantes nas discussões. Na noite desta segunda-feira, 4, na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, no bairro Planalto, a Oeste realizou sua segunda reunião e elegeu 17 delegados e como prioridade as áreas temáticas saúde, habitação e meio ambiente/infraestrutura urbana. A reunião foi coordenada pelo secretário de Planejamento, Alexsandro Ferreira, e pela secretária Adjunta, Joanna Guerra, e contou com representantes da STTU, Semsur, Arsban, Semtas e SME.
Na primeira plenária, que aconteceu na noite do dia 29/10, na Escola Municipal Luiz Maranhão Filho, em Cidade Nova, os moradores da região Oeste elegeram mais 20 delegados e como áreas temáticas educação, meio ambiente/infraestrutura urbana e habitação. A região Norte, na sua primeira reunião de moradores, na noite do dia 30/10, no Auditório da Uern, no bairro Potengi, escolheu 14 delegados e as áreas temáticas saúde, meio ambiente/infraestrutura urbana e educação.
Na fase de Plenárias Regionais Deliberativas, os moradores das quatro Regiões Administrativas da cidade elegem seus representantes (delegados) e deliberam sobre as áreas temáticas a serem priorizadas pela administração municipal no ano seguinte, no caso 2020. Depois, acontecem os Fóruns de Delegados, momento em que, obedecendo as áreas temáticas já priorizadas, serão quantificadas, física e financeiramente, as obras e/ou serviços prioritários a serem executados pela prefeitura.
O Orçamento Participativo é um instrumento de gestão democrática que dá à população a oportunidade de decidir sobre a aplicação de parte dos recursos públicos municipais em obras/serviços. No caso de Natal, esses recursos correspondem a 1,5% da previsão da Receita Tributária para 2020, o que deverá totalizar cerca de R$ 12 milhões.
Segunda Plenária da Região Oeste / Delegados eleitos
1 Adriano da Silva
2 Ana Luiza Santana de Lima
3 Célio Cícero de Lima
4 Eugênio Sávio Fernandes dos Santos
5 Fabiana da Silva
6 Francisco de Assis da Silva
7 Francisco Vieira da Silva Neto
8 François Nunes da Silva
9 Genilson Antônio da Conceição
10 Jackciara Augusta Menezes da Silva
11 Janderson Pereira de Andrade
12 Luciano Adelino
13 Márcia Ferreira Mota
14 Ricardo Bruno Dantas da Silva
15 Simone Gustavo da Silva
16 Taíza Maria Silva Barros de Medeiros
17 Urânia Silvino Oliveira da Costa