
O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), recebeu na tarde desta quinta-feira 23, no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, o embaixador da Índia no Brasil, S. E. Dinesh Bhatia, em um encontro que marca a pretensão do início de um novo ciclo de cooperação entre a capital potiguar e o país asiático.
A reunião teve como objetivo aprofundar as relações institucionais e estimular parcerias estratégicas nas áreas de comércio, tecnologia, turismo, cultura e desenvolvimento sustentável.
Durante o encontro, o prefeito destacou a importância de fortalecer o diálogo internacional como forma de impulsionar o crescimento econômico de Natal, uma cidade que respira turismo e é um destino que se destaca em nível internacional.
“Estamos abertos a iniciativas que ampliem as oportunidades de investimento e inovação na cidade. A troca de experiências com países como a Índia pode gerar benefícios significativos para o desenvolvimento de Natal. Queremos estreitar os laços para buscarmos investimentos e gerarmos emprego e renda, sendo uma parceria que beneficie tanto o Brasil, em especial a nossa capital, quanto a Índia”, ressaltou Paulinho Freire.
Em sua primeira visita a Natal e ao Nordeste brasileiro, o embaixador Dinesh Bhatia elogiou a cidade e reforçou o interesse indiano em afunilar relações com o Brasil em diversos setores.
“Muito obrigado por me receberem nesta linda cidade. Esta é minha primeira visita a Natal e ao Nordeste do Brasil. Natal me lembra muito a Índia, uma cidade moderna e antiga ao mesmo tempo, com semelhanças culturais que vêm de séculos de história. Queremos que a Índia seja uma das primeiras opções de parceria para o Brasil, especialmente aqui em Natal”, afirmou o diplomata.
O embaixador também destacou o potencial de investimentos indianos em território brasileiro, especialmente no Nordeste, e defendeu a criação de uma plataforma de cooperação entre empresas dos dois países.
Representando o setor produtivo local, Airton Paulo Torres, diretor-tesoureiro da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), enfatizou o interesse da indústria potiguar em realizar parcerias com empresas indianas.
“A indústria do RN está aberta para essa aproximação. Nós, da FIERN, enxergamos com bons olhos a abertura desse canal com a Índia”, afirmou.
O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal de Planejamento, Wagner Araújo, que destacou o potencial logístico de Natal e sua vocação para o turismo por sua característica intermodal.
“Natal tem uma posição estratégica que favorece conexões internacionais. O Brasil e a Índia são membros permanentes do BRICS e enxergamos na cooperação bilateral uma oportunidade de ampliar nossa inserção global”, pontuou o secretário.
Representando o setor de inovação, Jair Leite, diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD), e Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque Tecnológico, ressaltaram a relevância da Índia como referência mundial em tecnologia da informação.
“A Índia é uma grande inspiração para o nosso parque tecnológico. Temos seguido exemplos em tecnologia da informação como o da cidade de Bangalore, e estamos abertos a parcerias que promovam pesquisa, inovação e transferência de conhecimento”, destacou Romão.
O encontro contou com a presença da vice-prefeita Joanna Guerra, da primeira-dama e secretária da SEMTAS, Nina Souza, além de autoridades dos secretariados municipais e representantes dos setores produtivo e tecnológico, entre eles Rodrigo Romão (Metrópole Parque Tecnológico – IMD), Jair Leite (Diretor de Projetos – IMD), Sanclair Solon (Turismo), Wagner Araújo (Planejamento), Airton Paulo Torres (FIERN), Sérgio Freire (SMG), Arthur Dutra (Sepae) e Cris Vidal (Comunicação).
Além das possibilidades de cooperação econômica, o encontro também abordou a troca cultural entre Natal e Índia, reforçando valores como diversidade, respeito e integração entre os povos.
Agora RN
