A Prefeitura de Natal determinou a ampliação do sistema de transporte público na capital potiguar. Em um decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira 9, fica estabelecido, no mínimo, a circulação de 70% da frota de ônibus.
O documento indica ainda que a primeira viagem de cada linha deverá partir do terminal às 4h30 e, a última, às 21h30. As empresas permissionárias ficam obrigadas a cumprir o horário especial noturno, o “corujão”, em duas ocasiões: a primeira partindo do terminal às 23h, e a segunda com saída às 0h.
A Prefeitura estabelece também que o acompanhamento diário das demandas e necessidades dos usuários do serviço caberá à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Além disso, recomenda que os passageiros deem preferência ao uso do cartão eletrônico, de modo a diminuir a circulação e o manuseio de cédulas.
Ônibus na pandemia
Sob o argumento do isolamento social em função da pandemia, as empresas que operam o sistema de ônibus em Natal diminuíram drasticamente as viagens e a circulação da frota de veículos. Além disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) alterou os itinerários de algumas linhas, o que causou transtornos para a população.
A secretaria justificou dizendo que a medida foi necessária devido aos prejuízos causados ao sistema, já que, segundo o órgão, a pandemia fez cair de 360 mil para cerca de 140 mil passageiros por dia. No entanto, com a reabertura do comércio e retorno das aulas presenciais em escolas privadas, os usuários enfrentam aglomerações nas paradas e dentro dos veículos, devido à frota reduzida.