Após a publicação do Decreto Municipal que estabeleceu, a partir desta quinta-feira (30/04), a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos comerciais, repartições públicas e no transporte coletivo da cidade, a Prefeitura de Natal iniciou a distribuição de máscaras em alguns pontos da capital potiguar. Além disso, as secretarias de Mobilidade Urbana (STTU) e de Defesa Social, através da Guarda Municipal de Natal, reforçaram o trabalho que já vinham realizando na organização das filas em frente às agências bancárias e lotéricas, inclusive com informações adicionais sobre quem tem o direito ao benefício e outras dúvidas recorrentes sobre a liberação do auxílio emergencial.
As equipes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) estiveram nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) do Alecrim, Ribeira e bairro Potengi, na zona Norte. Foram entregues 5.000 máscaras reutilizáveis. O trabalho seguirá ao longo da próxima semana. Além da distribuição, eles fazem um trabalho de conscientização junto à população, alertando sobre o perigo do coronavírus, formas de contágio, orientações sobre o uso correto das máscaras, bem como reforçando a necessidade de se manter as medidas de isolamento social divulgadas pelas autoridades de saúde, evitando sair ao máximo de casa.
“É mais uma iniciativa que a gestão municipal empreende para combater e prevenir os casos de Covid-19. Tivemos o cuidado de iniciar esse trabalho de distribuição de máscaras, visto que muitas pessoas não têm condição de adquirir o equipamento e nós, enquanto pode público, estamos aqui para suprir essa necessidade. Reforçamos que a posse da máscara não é um passaporte para as pessoas circularem pelas ruas. É momento de ficar em casa e só sair em casos de extrema necessidade. Vamos fazer a nossa parte para que a vida volte à normalidade no mais breve espaço de tempo possível”, disse Andréa Dias, secretária da Semtas.
A Guarda Municipal de Natal também está no apoio da operação. Por solicitação da Procuradoria Geral da União (PGU), unidades da GMN estão disciplinando ao longo da rua a formação de filas dos cidadãos que vão receber auxílio do Governo Federal nas agências da Caixa Econômica. Logo no início da manhã, os agentes da Guarda Municipal e um funcionário da instituição financeira circulam pelas ruas próximas às agências, emitindo avisos sonoros para alertar a população sobre as medidas de distanciamento correto e para evitarem aglomerações. A STTU também está cooperando com a iniciativa. Os agentes de mobilidade estão presentes no entorno das agências, fazendo o trabalho de demarcação da distância correta do distanciamento entre as pessoas.