A Prefeitura de Natal tornou sem efeito a nomeação de Abdon Augusto Maynard Júnior para o cargo de chefe da assessoria técnica da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov). A decisão foi informada no início da tarde desta sexta-feira (16), logo após o Portal G1 noticiar que Abdon tem problemas com a Justiça.
Abdon foi denunciado em agosto deste ano pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte na ‘Operação Tubérculo’ – que investiga o esquema de fraudes no setor de iluminação pública do município de Caicó, na região Seridó, e responde pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, dispensa indevida de licitação e associação criminosa.
Além de Abdon, outras 9 pessoas também foram denunciadas, entre elas Robson de Araújo, mais conhecido como ‘Batata’, que foi afastado do cargo de prefeito, e Raimundo Inácio Filho (MDB), o ‘Lobão’, afastado da função de vereador do município. Os dois, mais o lobista Edvaldo Pessoa de Farias, foram presos durante a operação, mas já foram soltos e aguardam julgamento em liberdade, assim como Abdon.
Abdon Júnior foi secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Caicó, mas foi exonerado no dia 4 de agosto de 2017 por determinação judicial. Isso aconteceu durante a Operação Blackout, também realizada pelo Ministério Público. À época, o MP afirmou que Abdon havia sido cooptado pela associação criminosa antes mesmo de assumir a pasta.
Segundo o MP, a Operação Tubérculo foi um desdobramento das operações Cidade Luz (deflagrada em julho de 2017 e que aponta um esquema criminoso na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade) e Blackout (também realizada ano passado e que apura superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó).
Leia a Nota divulgada pela Prefeitura de Natal:
Sobre a nomeação do sr. Abdon Augusto Maynard para exercer uma função na Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), o Município esclarece que a medida atendeu a critérios eminentemente técnicos, tendo em vista a formação dele na área de Engenharia. Porém, em função da situação jurídica exposta, a Administração informa que vai tornar sem efeito o ato de nomeação, até que o caso seja melhor esclarecido.
A Administração ressalta ainda que esta decisão não implica, de sua parte, em qualquer julgamento prévio do Sr. Abdon Augusto Maynard, que está tratando do assunto no âmbito do Judiciário e que, nesta esfera, terá totais condições de, apresentando sua defesa, esclarecer a questão.
Por fim, é preciso enfatizar que o processo em que o engenheiro se insere não possui nenhuma relação com a gestão do Município do Natal.
G1 RN